Preocupa-se com o fato de que sua alimentação possa estar causando o aparecimento de flocos nos fios? Descubra a verdade com nosso guia, feito por especialistas.
Os alimentos que comemos fazem mais do que nutrir nossos corpos - influenciam tudo, desde nossa pele até nossa capacidade de combater uma doença. Isso se estende à saúde do cabelo e sua raiz.
A questão é: a sua dieta pode causar caspa?
Bem, a resposta rápida é não. Mas, para entender o porquê, precisamos ver o que é a caspa, bem como a relação do cabelo e sua raiz com os alimentos.
O QUE É CASPA?
Um fungo microscópico chamado Malassezia globosa, vive na cabeça de todas as pessoas. Essa levedura não provoca danos, sobrevivendo dos óleos naturais presentes na raiz, que também é pele, e deixando o ácido oleico como subproduto.
Infelizmente, muitos de nós somos sensíveis ao ácido oleico. O subproduto do Malassezia globosa pode irritar a região, levando o corpo a aumentar o volume de suas células.
Basicamente, seu corpo tenta se livrar do problema, descamando a pele irritada.
Quando isso acontece, aparecem:
- flocos;
- coceira na pele;
- raiz do cabelo irritada e avermelhada.
Esses são os clássicos sintomas da caspa. Quando você usa um shampoo anticaspa, ele é projetado para combater esses sinais; alguns contêm ingredientes como o piritionato de zinco, que resolve em cheio a causa do problema.
Vale a pena notar que existem outras condições de pele que ”imitam” os sintomas da caspa.
COMO O ALIMENTO AFETA O COURO CABELUDO
Como observamos, a comida tem um efeito profundo no corpo. Esse fato tem sido muito comentado na Internet, onde abundam teorias que ligam a caspa à dieta.
A mais popular relaciona leveduras de alimentos pesados ao aumento do Malassezia globosa, levando à caspa. Mas não é assim que funciona.
O fato de a caspa ser causada por uma levedura não significa que comer ou beber alimentos com levedura tornará a caspa pior. Na verdade, são coisas diferentes: os fermentos usados nos alimentos são do gênero Saccharomyces, enquanto o que vive no couro cabeludo éo Malassezia globosa.
Além disso, os fermentos que você ingere permanecerão no seu sistema digestivo, não interferindo na raiz do seu cabelo.
Então, por que toda essa discussão?
Bem, a verdade é que a comida pode afetar seu couro cabeludo. Uma dieta saudável e equilibrada, rica em zinco, ácidos graxos ômega-3, proteínas e ferro, ajudará a manter a raiz e o cabelo fortes, evitando danos ou descamação causados pelo ressecamento.
Se você tem caspa, sua melhor aposta não é seguir uma dieta específica. Em vez disso, use um bom shampoo anticaspa diariamente. Você terá irá raiz e o cabelo hidratados e nutridos, comuma aparência melhor do que nunca!