Skip to content

OS BENEFÍCIOS DA BABOSA CONTRA A CASPA

Os benefícios da babosa contra a caspa

Entre os múltiplos benefícios da babosa, um dos mais conhecidos se relaciona com a sua efetividade na hora de ajudar a combater muitos dos problemas cutâneos e capilares – entre eles, a caspa. Hoje te explicaremos mais sobre este tema e sobre como e porque este ingrediente natural consegue atuar sobre problemas deste tipo.

A caspa é uma das inimigas capilares mais comuns e afeta a milhões de pessoas ao redor do mundo. Não se sabe com exatidão sua razão e, por isso, muitas pessoas muitas vezes não a tratam de forma correta.

Lembremos que a caspa pode aparecer devido à fatores hormonais e genéticos, fatores ambientais ou fatores químicos que podem alterar o pH e gerar os famosos pontos brancos ou descamação do couro cabeludo.

Contudo, a origem mais comum se deve à frequência do aparecimento de um fungo chamado Malassezia Globosal, que todas as pessoas têm no couro cabeludo, porém que pode se tornar um problema devido à produção excessiva de sebo, que gera posteriormente o ácido oleico, provocando um couro cabeludo irritado e sendo finalmente o responsável da descamação da capa epidérmica.

Babosa: O ingrediente natural para combater a caspa e a coceira Para a grande pergunta que sempre é feita: “babosa é boa para caspa?”, aqui temos a resposta

As propriedades antifúngicas e antibacteriais da babosa são de grande ajuda, já que o gel aloe vera (como também é conhecido) atua diretamente sobre o fungo, ajudando a reduzir a descamação das células do couro cabeludo – que é o que termina se convertendo em caspa.

Entre outros benefícios da babosa no couro cabeludo, e que gera um ambiente capilar saudável desde diferentes frentes que ajudam a combater a caspa, pode-se destacar:

Limpa o couro cabeludo:

Seus componentes são capazes de eliminar a sujeira e oleosidade acumulada, que são causantes da caspa, e também ajudam a equilibrar os níveis do pH. 

Alivia a coceira no couro cabeludo:

Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e refrescantes, ajuda a acalmar a coceira no couro cabeludo, evitando a descamação.

É um poderoso Humectante:

A hidratação de cabelo e couro cabeludo com babosa é um dos grandes benefícios
que tem o gel desta planta, e que pode ser aplicado diretamente sobre o couro
cabeludo.

Ou seja: além de ajudar a combater a caspa, a babosa ajuda a aliviar a “coceira no couro
cabeludo” limpando e umectando.

Como tratar a caspa com babosa?


Antes de qualquer coisa, você deve saber que as soluções aos diferentes problemas capilares
requerem tempo e paciência, assim que te recomendamos não desistir facilmente.

Ainda que se possa encontrar diversos remédios caseiros para caspa, a maioria não ataca o problema desde a raiz, senão que só acalma temporariamente alguns dos sintomas sem gerar maior impacto, assim que a descamação volta novamente.

Porém,com um adequado e prolongado uso do aloe vera, você poderá ver resultados favoráveis. Te recomendamos aplicá-lo das seguintes formas:

  • Antes de lavar seu cabelo, aplique o gel de aloe vera 100% puro diretamente sobre seu couro cabeludo. Massageie enquanto o aplica e deixe atuar entre 10 e 15 minutos.

  • Outra opção é preparar uma máscara de babosa para o cabelo e couro cabeludo que pode ser combinado com outros ingredientes naturais

  • Usar shampoos que contenham dentro de sua fórmula extrato de aloe vera


Ainda que a caspa é um problema que não pode ser eliminado de forma definitiva, se pode controlar efetivamente com os ingredientes e produtos adequados que atuem desde a raiz do problema. Leve em consideração que se seu problema é de caspa severa, o mais aconselhável é que um especialista avalie seu caso a fim de entender bem sobre o que está ocorrendo e poder tratá-lo corretamente.

Quais são as causas de coceira no couro cabeludo?

Como já explicamos previamente em outros artigos, quando uma parte da pele está irritada, esta envia um sinal ao cérebro que ativa a coceira. Portanto, cada vez que você se coça, está maltratando seu couro cabeludo, causando irritação e produzindo mais coceira.

Contudo, ainda que você ainda não tenha detectado a presença de caspa, a coceira excessiva no couro cabeludo tende a indicar que a caspa está se desenvolvendo.

Quando a caspa se instala, é normal apresentar ambos os problemas e inclusive chegar a intensificar a coceira, assim que o recomendável é: desde o momento em que você identificar
estes problemas capilares, use o aloe vera para combater a caspa e coceira de forma precoce.

Finalmente, babosa é bom para caspa?

Sim, a babosa é boa para caspa e também para a sensibilidade no couro cabeludo, entre muitos outros benefícios!

Como você pôde ver anteriormente, fazer um tratamento para o cabelo com babosa é muito simples e efetivo graças aos benefícios desta planta versátil.

Tenha sempre presente que, enquanto você cuida corretamente do seu couro cabeludo e atende as suas necessidades, você poderá evitar uma alta porcentagem da aparição de caspa e queda de cabelo.

Sem importar o estado do seu couro cabeludo e fibra capilar, aplicar frequentemente este ingrediente natural sempre será uma ótima ideia, já que te ajudará a manter a saúde capilar ou a tratar outros problemas, como por exemplo, o  couro cabeludo sensível.

Lembre-se que, cada vez que você decidir usar babosa no cabelo, bem seja porque você queira fazer de forma espontânea ou porque realmente necessite, você estará protegendo toda sua parte capilar de forma integral, algo que seu couro cabeludo e fios capilares te agradecerão.