Você já pode ter ouvido: Se você quer se livrar da caspa, não beba cerveja. Qual é a teoria por trás disso? Realmente funciona?
A Internet pode ser um lugar estranho. Para aqueles que procuram a cura de suas doenças, ele apresentará exatamente o conselho que você mais gostaria de ouvir - ou não.
O mesmo acontece com a cura da caspa. Por um lado, uma infinidade de sites defende evitar o consumo de cerveja para ajudar a tratar a condição.
Por outro lado, vários outros proclamam que a cerveja pode ser a cura do problema, dizendo que lavar o cabelo com cerveja é o caminho para o cabelo sem flocos.
Em busca da verdade, vamos quebrar a assumida relação entre a caspa e a cerveja.
O QUE CAUSA A CASPA?
Primeiro, é sempre útil entender o que é a caspa realmente.
Seu couro cabeludo é o lar de uma levedura - um fungo simples, unicelular, chamado Malassezia globosa (não se preocupe, ele está presente no couro cabeludo de todos nós!). Esse micróbio se alimenta dos óleos naturais da região, produzindo o ácido oleico.
Em mais de 3 bilhões de pessoas de todo o mundo, o acúmulo do ácido oleico causa irritação. Quando isso acontece, tem início a produção excessiva de células da pele na raiz do cabelo, levando a:
- flocos brancos no seu cabelo;
- coceira;
- irritação.
Mas, o que isso tem a ver com a cerveja?
CERVEJA E A CASPA
Na Internet circulam duas teorias principais que relacionam a cerveja à cura da caspa.
A primeira delas afirma que lavar o cabelo com cerveja cura a caspa e seu fundamento é o seguinte: como a cerveja é feita com levedura e é rica em vitamina B, ela se torna um excelente elemento para a cura da caspa.
Infelizmente, não há absolutamente nenhuma base científica para isso - a melhor maneira de se livrar da caspa ainda é um bom shampoo.
A segunda e mais prevalente teoria que vincula cerveja e caspa afirma que sua India Pale Ale (IPA) favorita é a causa da descamação da raiz do cabelo.
Estabelece-se a relação entre o teor de levedura de cerveja e o fato de que o Malassezia globosa é também uma levedura. Mas isso está fora de cogitação.
COMO CURAR A CASPA
O fato de que a cerveja também contém fermento (ou levedura) não significa que cause caspa. Apenas uma levedura – Malassezia globosa - causa caspa, e ela não é usada na fabricação da bebida.
Isso mostra que a caspa vive na superfície da sua pele, e não em seu intestino, e o fermento da cerveja que você bebe permanece no sistema digestivo.
Na verdade, não há provas que relacionem caspa com cerveja. Então, mesmo que limitar a quantidade que você beba seja uma boa indicação, isso não solucionará o problema da caspa.
Amelhor maneira de acabar com a caspa e mantê-la afastada é usar regularmente um shampoo anticaspa1 formulado e testado cientificamente.
Realmente não há substituto para o shampoo anticaspa.
1Flocos visíveis com uso regular