As informações nos rótulos de shampoo podem parecer complicadas. Afinal, o que todos esses ingredientes listados significam? Descubra o que compõe seu shampoo e o que cada ativo faz.
Existe um ingrediente que está presente em absolutamente todos os shampoos: a água, que serve para misturar os outros ingredientes e também para controlar a consistência do produto, ajudando a espalhá-lo por todo o cabelo.
Mas, além da água, seu shampoo também contém agentes de limpeza e espumantes para “agarrar” o óleo e a sujeira, e facilitar seu enxágue no chuveiro.
Outros ingredientes incluem estabilizantes para manter o shampoo bem misturado, conservantes para proteger e prevenir a contaminação microbiana do cosmético e espessantes para ajustar a textura do shampoo.Para uma experiência agradável no banho, também podem ser adicionados cores, fragrâncias e extratos de plantas.
O shampoo Maçã Verde Head & Shoulders é um exemplo: tem um perfume incrivelmente fresco que permanece por muito tempo depois de você ter lavado o cabelo.
A maioria dos shampoos é elaborada para certos tipos de cabelo ou para tratar problemas específicos. Um shampoo para cabelos secos, por exemplo, terá hidratantes adicionais, enquanto um shampoo para um couro cabeludo com coceira terá ativos suaves que acabem com o incômodo.Já um shampoo projetado para tratar a caspa conterá uma variedade de ingredientes anticaspa, como Head & Shoulders, que contém ZPT (piritionato de zinco). Sua fórmula provou clinicamente que combate os flocos melhor do que shampoos anticaspa comuns1.
O Shampoo Anticoceira Head & Shoulders ajuda a dar um basta à coceira (associado à caspa) rapidamente.
1Vs Shampoos concorrentes com 1% de piritionato de zinco.