Skip to content

CAFÉÍNA E CASPA – EXISTE UMA RELAÇÃO?

A cafeína é o componente-chave de algumas das bebidas mais populares do mundo. Mas será que tem relação com a caspa? Saiba mais sobre o assunto.

Presente em refrigerantes, alimentos, bebidas energéticas e no seu café da manhã, a cafeína é consumida por bilhões de pessoas ao redor do mundo, todos os dias. Afirma-se estar ligada a tudo, desde o câncer (tanto como causa quanto como cura) até ao melhor desempenho atlético.

A questão que nos interessa é se existe alguma relação entre essa substância estimulante e a caspa. Para descobrir, vamos discutir o que causa o surgimento de flocos na raiz dos cabelos, que também é pele, e o que isso tem a ver com os efeitos da cafeína que você ingere.

CAUSAS DA CASPA

Se você acredita em especulações da Internet, há um milhão de causas diferentes de caspa - muitas delas descaradamente contraditórias. Felizmente, a verdade é muito mais simples.

A caspa é causada por algo que a maioria de nós sequer sabe que tem: uma levedura - um fungo simples, unicelular, chamado Malassezia globosa, que vive na raiz do cabelo de todos nós.

Esse fungo, essencialmente, é inofensivo e alimenta-se dos óleos da raiz do cabelo, produzindo o ácido oleico.

No mundo, uma em cada 2 pessoas são sensíveis ao ácido oleico e, quando isso acontece, elas apresentam os sintomas da caspa:

  • flocos;

  • coceira;

  • ressecamento na raiz do cabelo;

  • irritação.

Os shampoos anticaspa são eficazes e ajudam a parar a formação do ácido oleico pelo Malassezia globosa, mantendo a caspa e seus sintomas sob controle, da raiz às pontas.

O QUE A CAFEÍNA FAZ

Se você ama alimentos e bebidas com cafeína, ficará feliz em notar que não mencionamos essa substância como uma causa de caspa.

No entanto isso não significa que seja inofensiva para o seu couro cabeludo. Com moderação, sua xícara de café diária não é suficiente para causar grandes problemas para cabeludos fios.

O excesso de consumo de cafeína, porém, pode causar desidratação. A pele seca pode imitar alguns sintomas da caspa, como descamação e vermelhidão. Também pode fazer com que a caspa suave se torne pior.

O fato é que, se você sofre de caspa, a culpa não é do seu refrigerante ou xícara de café, e evitá-los não ajudará muito a combater a caspa.

Em vez disso, certifique-se de permanecer hidratado e use algo formulado para combater tanto os sintomas como a causa da caspa - um bom shampoo de uso diário.