Skip to content

SAIBA SE OS REMÉDIOS CASEIROS PARA A CASPA FUNCIONAM MESMO

Homem loiro segurando garrafa de shampoo para se livrar de caspa

Para qualquer remédio tratar a caspa com eficácia, ele precisa ser capaz de combater a principal causa, o micróbio chamado Malassezia globosa. Uma a cada duas pessoas é sensível a esse micróbio, apresentando irritação e descamação das células do couro cabeludo, que vemos como flocos de caspa.

Por isso, muitas pessoas acabam buscando métodos alternativos, como remédios caseiros para caspa. Alguns conhecidos são:

Bicarbonato para caspa?

Apesar de ser uma forma natural de acabar com este tipo de problema, o bicarbonato de sódio é uma ótima opção, porque ele atua diretamente sobre o pH da pele, normalizando-o.

Geralmente o bicarbonato é usado desta forma: Adicione uma pequena quantidade de bicarbonato no seu shampoo e aplique normalmente – ou seja, somente no couro cabeludo e na raiz do cabelo -, massageando o couro cabeludo para que o bicarbonato penetre e atue sobre a pele. Para que seja mais efetivo, repita a ação e em seguida aplique condicionador – da metade do cabelo às pontas – para selar as cutículas dos seus fios capilares.

É interessante comentar que o bicarbonato não agirá somente no seu couro cabeludo, mas no fio capilar também, fazendo com que seu cabelo cresça saudável e com mais nutrientes. A ideia por trás do bicarbonato de sódio é que ele atua como um esfoliante, ajudando a clarear o couro cabeludo.

O bicarbonato de sódio pode eliminar alguns (mas não todos) os flocos da caspa, porém apenas temporariamente. ele não tem o ingrediente ativo que combate a causa principal da caspa. Portanto, não ajudará você a se livrar dela. Além disso, ele não contém agentes de limpeza para limpar o cabelo nem condicionadores e hidratantes para mantê-lo suave e macio.

Vinagre é bom para caspa?

Os vinagres, alguns mais fortes que outros, possuem uma função antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória e, no caso da caspa, o vinagre ajuda a aliviar alguns sintomas, como comichão e descamação do couro cabeludo.

O aparecimento da caspa causa alguns incômodos, como:

  • Coceira / comichão na cabeça;

  • Vermelhidão;

  • Couro cabeludo ressecado;

Tudo isso pode resultar da irritação ocasionada por um couro cabeludo sensível que está reagindo ao micróbio da caspa causando um cabelo com caspa e, pela ação anti-inflamatória do vinagre, ele acaba ajudando a diminuir com esses sintomas tão incômodos.

Outros produtos caseiros usados no combate contra a caspa

Além do bicarbonato de sódio e do vinagre, algumas pessoas usam estes produtos:

Então, algum remédio caseiro contra a caspa funciona?

A resposta simples é "não". Os órgãos regulamentares internacionais, como a Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA), avaliaram acapacidade de muitos compostos diferentes de combater a caspa. Até o momento, nenhum remédio caseiro comumente usado foi reconhecido como eficaz no tratamento da caspa.

Como o shampoo anticaspa é diferente

Ao contrário da maioria dos remédios caseiros, todos os compostos a seguir já foram experimentados, testados e reconhecidos por vários órgãos regulamentares internacionais como tratamento eficaz anticaspa:

  • Climbazol

  • Alcatrão de carvão

  • Piroctona olamina

  • Piritionato de zinco

  • Ácido salicílico

  • Sulfeto de selênio

  • Enxofre

Você encontrará esses compostos nos shampoos anticaspas. Os shampoos Head & Shoulders usam piritionato de zinco como o principal ingrediente ativo. Nossa fórmula usa uma forma única deste composto anticaspa, e foi clinicamente comprovada como efetiva contra a caspa. De fato, a fórmula foi clinicamente testada mais de duzentas vezes, tornando o Head & Shoulders o shampoo anticaspa mais testado do mercado.

Um shampoo deve fazer mais do que simplesmente tratar a caspa

Outra diferença importante entre os shampoos e condicionadores Head & Shoulders e alguns remédios naturais sobre os quais você tenha ouvido falar é que eles também contêm alguns dos melhores elementos dos shampoos de beleza. Por isso, além de ficar livre dos flocos e reduzir a coceira e a vermelhidão associadas à caspa, você também pode ter um cabelo muito bonito.

Além disso, seu cabelo não ficará com cheiro de vodca ou enxaguante bucal. Usamos uma tecnologia de estímulo de fragrância que deixa seu cabelo com aroma refrescante, seja de maçãs frescas, menta refrescante ou perfumes de cítricos frescos.

Agora que você já sabe mais sobre diferença entre remédios caseiros e a força que o shampoo anticaspa tem no combate contra a caspa, não deixe de consultar todos os nossos produtos das linhas Head & Shoulders e combata a caspa da melhor forma possível. Você merece um couro cabeludo limpo e um cabelo cheiroso e livre de caspa e qualquer outro problema capilar!