Skip to content

BICARBONATO DE SÓDIO PODE TE LIVRAR DA CASPA?

Homem latino verificando seu cabelo livre de caspa

Com o aparecimento da floquinhos brancos na cabeça e nas roupas, algumas pessoas buscam diversos tipos de remédios caseiros para caspa para acabar com sua existência da forma mais rápida possível. Contudo, é importante prestar atenção nesses tipos de procedimentos, já que algumas vezes o barato sai caro...

Nós da Head & Shoulders sabemos bem como esse tipo de incômodo afeta tanto o físico quando o psicológico de quem sofre com caspa e como, algumas vezes, por desespero, muitas pessoas chegam a fazer uso de produtos que não são aconselháveis e metem os pés pelas mãos.

Muitas pessoas tentam usam bicarbonato de sódio para caspa, mas isso realmente funciona? Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre o tema. Saiba aqui um pouco mais sobre o uso deste composto branco no couro cabeludo e se de fato se pode acabar com a caspa com bicarbonato.

Como usar bicarbonato para caspa?

Apesar de ser uma forma natural de acabar com a caspa, o bicarbonato de sódio é uma ótima opção, porque ele atua diretamente sobre o pH da pele, normalizando.

Como usá-lo? Adicione uma pequena quantidade de bicarbonato no seu shampoo e aplique normalmente – ou seja, somente no couro cabeludo e na raiz do cabelo -, massageando o couro cabeludo para que o bicarbonato penetre e atue sobre a pele. Para que seja mais efetivo, repita a ação e em seguida aplique condicionador – da metade do cabelo às pontas – para selar as cutículas dos seus fios capilares.

É interessante comentar que o bicarbonato não agirá somente no seu couro cabeludo, mas no fio capilar também, fazendo com que seu cabelo cresça saudável e com mais nutrientes. A ideia por trás do bicarbonato de sódio é que ele atua como um exfoliante, ajudando a clarear o couro cabeludo.

O bicarbonato de sódio pode eliminar alguns (mas não todos) os flocos da caspa, porém apenas temporariamente. ele não tem o ingrediente ativo que combate a causa principal da caspa. Portanto, não ajudará você a se livrar dela. Além disso, ele não contém agentes de limpeza para limpar o cabelo nem condicionadores e hidratantes para mantê-lo suave e macio.

Existem outras formas de tratar a caspa

Sim. Existem outros tipos de produtos naturais que geralmente são usados em tratamentos caseiros contra a caspa, por exemplo:

Contudo, os ingredientes acima podem provocar efeitos adversos, como vermelhidão, reação alérgica, queimar ou irritar a pele e, muitas vezes, eles não têm nenhum tipo de eficácia no combate contra o aparecimento e erradicação da caspa.

Então, como eliminar a caspa de uma vez por todas?

Bom, sabemos que a caspa é causada pelo micróbio chamado Malassezia globosa, e é algo comum e natural que ocorre por temporadas no couro cabeludo. Este micróbio, tão temido por muitos, é encontrado no couro cabeludo de todas as pessoas, porém só causará caspa em torno de 50% delas.

Caspa não é algo que se pode eliminar definitivamente, pois ela pode se manifestar em qualquer fase da vida (seja desde bebê até em idade avançada) devido a diversos fatores, como:

  • Alteração hormonal;

  • Alteração emocional;

  • Alergia

  • Infecção fúngica;

  • Oleosidade excessiva na parte do couro cabeludo;

  • Escamas brancas ou amareladas;

  • Mal uso de produtos cosméticos no couro cabeludo;

  • Chapéu ou boné muito apertado;

  • Excesso de sol no couro cabeludo (e sem proteção devida);

Entre outros. E o que é bom para caspa? Uma ótima opção para combater este incômodo são os shampoos head & shoulders, que contêm piritionato de zinco, um ingrediente ativo clinicamente comprovado que combate o micróbio causador da caspa, o malassezia globosa, e todos os melhores elementos dos shampoos de beleza. Está comprovado que eles deixam você livre dos flocos da caspa e são feitos para uso diário para deixar seu cabelo bonito.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o tema e agora já sabe que a melhor opção é buscar shampoos que contenham piritionato de zinco para combater a tão temida caspa, não deixe de conferir as linhas de Head & Shoulders! Além de terem pH balanceado, os produtos das linhas Head & Shoulders possuem fragrâncias que fazem seu cabelo manter um perfume delicioso nos seus fios!