Skip to content

O VINAGRE FUNCIONA COMO REMÉDIO CASEIRO PARA CASPA?

Homem em dúvida sobre o uso de vinagre no couro cabeludo livre de caspa

Atualmente sabemos que existem inúmeros métodos caseiros para tratar a caspa e, entre eles, existe o vinagre de maçã. Você já ouviu falar sobre isso? Não? Então fique ligado ou ligada e saiba mais sobre o tema.

Por que vinagre para caspa?

Os vinagres, alguns mais fortes que outros, possuem uma função antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória e, no caso da caspa, o vinagre ajuda a aliviar alguns sintomas, como comichão e descamação do couro cabeludo.

O aparecimento da caspa causa alguns incômodos, como:

  • Coceira / comichão na cabeça;

  • Vermelhidão;

  • Couro cabeludo ressecado;

Tudo isso pode resultar da irritação ocasionada por um couro cabeludo sensível que está reagindo ao micróbio da caspa causando um cabelo com caspa e, pela ação anti-inflamatória do vinagre, ele acaba ajudando a diminuir com esses sintomas tão incômodos.

Qual vinagre é bom para caspa?

Neste tipo de situação, o vinagre de maçã é o mais indicado devido à sua possibilidade de equilibrar a pele. O vinagre de sidra é um ácido forte e as pessoas o utilizam no cabelo e couro cabeludo na tentativa de equilibrar o pH do couro cabeludo.

Também é possível usar o vinagre brando, mas em menor quantidade que o de maçã devido ao seu alto teor de concentrado.

Como usar vinagre de maçã no couro cabeludo?

Bom, como acabar com a caspa usando vinagre? Seu uso é simples e pode te ajudar a controlar, de modo simples, a caspa. Seu uso pode ser desde modo:

  1. Misture meio copo de vinagre de maçã com meio copo de água.

  2. Mergulhe pedaços de algodão na misturinha e passe pelo couro cabeludo.

  3. Massageie seu couro cabeludo (não use as unhas, somente com as pontas dos dedos) de 3 a 4 minutos.

  4. Deixe a misturinha repousar na pele por aproximadamente 20 minutos.

  5. Lave o cabelo como de costume, porém com água fria.

Lembre-se que o uso de vinagre de maçã para tratar a caspa é uma ótima solução temporária. A caspa pode se transformar em seborreia e atingir outras partes do corpo, como a sobrancelha, barba, entre outros. Por isso, ao menor sinal de aparecimento da caspa, é importante tratar e tentar controlá-la até se livrar 100% dela.

Outra coisa que é bastante vista atualmente é a caspa emocional. Ou seja, ao passar por uma situação de estresse muito forte no trabalho, na universidade, com família ou amigos, algumas pessoas acabam percebendo que a intensidade do aparecimento da caspa acaba sendo alta e constante.

Existem alguns remédios para caspa, porém te recomendamos visitar um especialista (um bom dermatologista) para te ajudar a controlar o aparecimento da caspa emocional através de produtos e, em alguns casos, remédios específicos.

Não use somente vinagre para tratar a caspa

A ideia é que o vinagre possa ajudar a equilibrar o pH do couro cabeludo e protegê-lo contra o micróbio causador da caspa, o malassezia globosa. Só que não funciona.

O vinagre de maçã alterará o pH do couro cabeludo, mas só temporariamente. O nível de pH do seu couro cabeludo muda com tanta frequência que toda a mudança causada pela adição de vinagre de sidra será revertida rapidamente. Em vez disso, use um shampoo com um ingrediente ativo que combata a causa principal.

Agora que você já sabe para que serve vinagre para caspa e seus pontos positivos e negativos e sabe que a melhor opção é buscar usar shampoos que sejam específicos para tratamento contra a caspa, te convidamos a conhecer os shampoos da Head & Shoulders, que contêm piritionato de zinco, comprovado por diversas vezes pelos órgãos regulamentares internacionais como sendo eficaz contra o malassezia globosa.

Além disso, a linha conta com shampoos deliciosamente perfumados, como o de maçã verde – e seu cabelo ficará também perfumado (o que não acontecerá com o vinagre).

Lembre-se: o autocuidado é a forma mais genuína de nos amarmos e cuidar do nosso couro cabeludo e cabelo é uma forma de darmos amor a nós mesmas/mesmos. E você é a pessoa mais importante da sua vida!

Consentimento de Cookie