Skip to content

TIPS: CABELO CACHEADO SAUDÁVEL E HIDRATADO

Mujer Cabello

cabelo cacheado seguramente é um dos seus mais bonitos atributos e se você cuida bem deles fará com que todos os olhares caiam sobre você para apreciar a beleza dos seus cachos. Por isso, queremos que você aprenda a mantê-los saudáveis e hidratados com estes conselhos. Assim, se você já se perguntou como cuidar de cabelos cacheados, prepare-se!

Você deve primeiro entender as características do seu cabelo, já que cabelos cacheados e crespos tendem a serem mais secos, porque a oleosidade natural que se produz no couro cabeludo tem maior dificuldade de chegar até as pontas do fio, somado a que você tem menos secreções umectantes no couro cabeludo.

Entendemos seu desejo de querer ter cachos hidratados, abundantes, sedosos e saudáveis. O importante é que você incorpore na sua rotina as diferentes dicas que te daremos para que este desejo se faça realidade.

Cuide-o de dentro para fora

Se você está saudável, seu cabelo cacheado também estará. Se você sofre de problemas nutricionais, seu cabelo provavelmente fique seco, quebradiço e sem vida. A solução para isso é uma alimentação balanceada, rica em proteínas e a hidratação para cabelo cacheado começa mantendo seu corpo hidratado com um consumo regular de água.

Sabemos que a hidratação se consegue de dentro pra fora e você deve consumir a quantidade esperada de água por dia para que seu cabelo consiga absorver todos os produtos hidratantes de maneira satisfatória.

Adicionalmente, complementar sua rotina com boa alimentação e atividade física é uma ótima opção principalmente porque, ao acelerar o metabolismo, você permite com que os nutrientes das suas comidas se absorvam com maior facilidade e sim, o cabelo também necessita dessa oxigenação que é produzida quando você se exercita.

É importante que você esteja bem para que seu cabelo esteja saudável, isto inclui também seu estado emocional; se você está constantemente estressada ou angustiada, isto pode influenciar na queda do seu cabelo. Se seu interior está saudável, seu cabelo também estará.

Melhore sua rotina de lavado e hidratação capilar

Sabemos que ter seu cabelo limpo é muito importante, porém ao ter o cabelo cacheado você deve levar em conta que sua rotina de lavado deverá se adequar às necessidades do seu cabelo, saber como lavá-lo corretamente é necessário, especialmente se você quiser mantê-lo hidratado.

Estas são as quatro chaves da melhora de rotina de lavado:

  • Reduzir a frequência de lavado.

  • Usar produtos para cabelos cacheados.

  • Diminuir a temperatura da água.

  • Desembaraçá-lo na hora do banho.

Como pôr em prática cada um desses pontos para melhor minha rotina de lavado?

Ainda que isto não seja falado frequentemente, a verdade é que a rotina de lavado de cabelo, seja ele liso, crespo ou cacheado, é tão importante como qualquer outro passo de cuidado capilar no dia a dia, e a seguir daremos uma série de conselhos para você fazer bem este passo.

Reduza a frequência de lavado de cabelo

o ideal é que você lave seu cabelo 2 vezes por semana, usando um shampoo para cabelo cacheado e o resto da semana, se você se sentir tentada a lavá-lo, é melhor que tenha a mão um shampoo seco.

Isto permitirá com que seu cabelo conserve por mais tempo a oleosidade natural e estes óleos/sebos naturais do couro cabeludo ajudarão a que o fio não resseque e que o óleo natural possa se estender pelo fio por mais tempo.

Utilize produtos para cabelos cacheados

Um shampoo hidratante e um shampoo para cabelos ressecados serão seus grandes aliados. Comece lavando seu cabelo com um shampoo que limpe seu couro cabeludo e elimine os restos dos produtos que você tenha usado, logo após aplique uma segunda capa de shampoo hidratante.

Em ambos os casos é essencial que você use shampoo sem sulfatos e sem parabenos, porque estes componentes realmente secam seu cabelo e inclusive podem irritar seu couro cabeludo.

Uma vez que você tenha terminado com o shampoo, use o condicionador, para proteger o cabelo e ajudar a desembaraçá-lo mais facilmente.

Termine sua rotina de lavagem com uma máscara hidratante e restauradora. Deixe atuar durante o tempo que é indicado no produto e retire com bastante água.

Um plus é que você incorpore dentro da sua rotina de lavagem, tratamentos à base de proteína. Isto especialmente se você tem um cabelo cacheado pintado que requer uma ajuda extra em hidratação.

Diminua a temperatura da água que você lava seu cabelo

Evite ao máximo lavar seu cabelo com água quente. Em contrapartida, diga sim a água fria! Ela te ajuda a fechar as cutículas e manter a hidratação dentro do cabelo. Tente e veja seu cabelo mais saudável e com uma dose extra de brilho.

Desembarace seu cabelo na hora do banho

Após aplicar o condicionador, primeiro use seus dedos para desembaraçar seus fios com suavidade e depois use um pente de madeira para terminar de separar seus cachos. Ao fazer isto enquanto você está tomando banho, fará com que o processo de desembaraço fique mais fácil.

Um conselho extra é que, quando você finalizar sua rotina de lavagem, seque seu cabelo com uma toalha de microfibra ou com uma camiseta de algodão. Isso te ajudará a conservá-lo desembaraçado e reduzir o frizz.

Hidratação caseira para cabelos cacheados

A natureza te oferece uma grande variedade de componentes que contribuem para que você tenha um cabelo hidratado e saudável. Você pode aplicar máscaras caseiras naturais a cada duas semanas, segundo sua necessidade, e usar óleos que te dão uma hidratação profunda.

Os óleos serão de agora em diante seus melhores aliados. O segredo está em adotar um óleo natural para suavizar os cachos graças às vitaminas que trazem, já que elas auxiliam a combater o ressecamento. Ah, e também te darão uma textura muito suave e brilhosa!

O óleo de coco é um dos protagonistas na hidratação para cabelo cacheado. Ele penetra profundamente na cutícula, hidratando desde a raiz até as pontas. Você pode aplicar umas gotas antes de penteá-lo.

Outro ingrediente fantástico é o azeite de oliva, que graças a sua vitamina E e aos seus antioxidantes, acaba com o ressecamento e te ajuda a prevenir os problemas de pontas abertas.

Você pode complementar sua rotina com uma máscara de aloe vera que consiste em mesclar 3 colheres de aloe vera com três colheres de mel. Aplique sobre o cabelo úmido (antes de aplicar o shampoo), cobrindo com uma gorra de banho por meia hora e depois retirá-lo com água fria abundante.

Roube todos os olhares para você!

Definitivamente sabemos que agora você sabe como cuidar de cabelos cacheados e uma vez que você ponha em prática estes conselhos, notará a diferença. Seus cachos estarão hidratados e saudáveis. O tempo que você investir em cuidar do seu cabelo, e em especial de você mesma, você verá refletido na sua autoestima e se sentirá mais fabulosa do que você já é!