Skip to content

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E POR QUE É TÃO IMPORTANTE A SAÚDE DO CABELO

Mulher branca com cabelo escuro mostrando porque hidratar o cabelo

Definitivamente tem épocas que nosso cabelo deixa de ser o mesmo de sempre. Talvez você já tenha sentido mais de uma vez que seu cabelo tenha perdido força ou esteja mais seco do que o normal.

Ainda que existam muitos sintomas que possam indicar uma saúde capilar debilitada, a boa notícia é que também existem diversas soluções para devolver ao seu cabelo as propriedades naturais perdidas, e uma delas é o cronograma capilar.

Se você ainda não conhece o bastante sobre este tratamento fácil e inovador e que também está sendo bastante usado tanto no Brasil como em outras partes do mundo, hoje te contaremos detalhadamente o que é e porque é tão importante fazê-lo para recuperar a vitalidade e aparência dos seus cabelos.

Cronograma capilar: o que é e para que serve?

Trata-se de uma rotina de cuidados para o cabelo que busca reestabelecer os níveis normais de nutrientes e vitaminas perdidos por fatores externos, como exposição excessiva ao calor, contaminação e uso frequente de tintas e químicos, entre outros.

Este tratamento capilar você pode fazer de forma caseira e funciona para qualquer tipo de cabelo. Ele tem três etapas:

  • Hidratação

  • Nutrição

  • Reconstrução

 Cada opção acima oferece uma solução em particular para seu cabelo. Talvez você possa precisar um pouco mais de solução de um do que de outro, isto depende apenas do estado atual do seu cabelo. As vantagens que esta rotina pode trazer em sua totalidade são muitas e finalmente você poderá obter um cabelo absolutamente saudável.

Para que serve cada etapa?

Hidratação: perfeita para ter um cabelo saudável, brilhoso e sedoso

É o processo encarregado de manter os níveis adequados de umidade natural como o de nutrientes essenciais em todo o organismo, incluindo o couro cabeludo e a fibra capilar. Quando você mantém uma boa rotina de hidratação tanto para o corpo, pele e cabelo, você evita a ressequidão de todas as formas.

Todas as fórmulas que contenham extratos vegetais, como óleo de coco, babosa e azeite de oliva, contam com propriedades que podem colaborar com esta etapa.

Nutrição: ideal para dar ao seu cabelo volume, brilho e flexibilidade

A reposição de lipídios, ou seja, a secreção produzida pelas glândulas sebáceas são as protagonistas nesta fase cuja função é adicionar uma capa protetora ao cabelo e assim deixa-lo mais suave, com movimento, brilhante e com suas cutículas fechadas para evitar o aspecto poroso.

Em ingredientes à base de azeites, como óleo de rícino, óleo de abacate, proteína do ovo e azeite de girassol você pode encontrar componentes ideais para este processo.

Reconstrução: a solução para que seu cabelo seja resistente e elástico

A restauração da fibra capilar é de grande importância principalmente nos cabelos maltratados e quebradiços. A reconstrução ajuda no processo de reposição de proteínas como a queratina, que constitui cerca do 90% do cabelo e é a responsável para dar elasticidade, força e resistência devido à alta quantidade de aminoácidos para contém.

Todos os produtos para reconstrução capilar que contenham proteínas como o colágeno são ideais para esta etapa para dar força e resistência devido à alta quantidade de aminoácidos que contém.

Te apresentamos o passo-a-passo para começar seu cronograma capilar

Se é a primeira vez que você fará este tratamento capilar a fim de ver rapidamente os resultados, o mais recomendável é seguir o programa original. Porém, ao começar a ver resultado da recuperação do seu cabelo, você poderá definir o melhor tipo de calendário para seu perfil e suas necessidades em específico.

O cronograma capilar para cabelo com uma danificação normal tem os seguintes 3 processos que se realizam em diferentes dias: nos que lavar seu cabelo corretamente e durante um mês aproximadamente, ou o tempo que você considere necessário:

  • 7 hidratações

  • 4 nutrições

  •  1  reconstrução

Aplique-os da seguinte maneira e em forma de máscara de hidratação ou azeites vegetais, dependendo de suas propriedades:

Como saber se você precisa de um cronograma capilar?

Se você sente que seu cabelo já não se recupera facilmente de agressões e que as máscaras de tratamento que você usa habitualmente parecem não fazer nenhum efeito, é provável que o que você esteja precisando seja um tratamento intensivo que alcance reparar seus cabelos de forma profunda.

Vale a pena recordar que outra parte da saúde capilar está diretamente relacionada à alimentação balanceada que supra todos os nutrientes que seu corpo necessita. Por exemplo, as vitaminas para crescimento de cabelo podem ser encontradas em frutas cítricas com alto teor de vitamina C, como morangos, laranja ou limão.

Por outro lado, não esqueça que o cabelo cresce forte a partir de um couro cabeludo saudável que esteja livre de ressequidão e excesso de sebo.

Se o que você está buscando é uma profunda nutrição para cabelos cacheados ou cabelos lisos, busque produtos ricos em vitaminas e nutrientes, livre de parabenos e químicos fortes que agridam seu cabelo. Isto servirá como um bom complemento para o seu cronograma capilar e te ajudará a ter o cabelo saudável e radiante que você sempre quis!