Skip to content

TRATAMENTOS EFICAZES DE HIDRATAÇÃO, RECONSTRUÇÃO E NUTRIÇÃO PARA SEUS CABELOS

mulher cabelo castanho e pele bronzeada mostrando cabelo moreno hidratado

Quem tem cabelo longo sempre tem a preocupação de que eles estejam bonitos, saudáveis e brilhosos - seja homem ou seja mulher, não importa o gênero de quem tem as madeixas longas. A busca pela hidratação para cabelos ideal é um tema de todos e todas.

Porém o que muitos esquecem é a importância de seguir três passos: hidratar, reconstruir e nutrir. Com estes três passos você estará no caminho certo para ter o cabelo de propaganda de shampoo que muitos sonham.

Sol, poluição, tratamentos químicos, exercício físico, mar… Existem inúmeros fatores que diariamente agridem nossos cabelos e tiram o brilho natural que eles possuem. Por isto, é sempre importante que de tempos em tempos você dê um pouco de atenção à máscara de tratamento. Este produto fará com que seus cabelos voltem a ter brilho e vida, luzindo beleza por onde passe e, também, dando um up na sua autoestima.

As máscaras de tratamento costumam agir em poucos minutos, possuem um alto poder de penetração na fibra dos seus cabelos, portanto, dispensam fontes de calor como secadores ou chapinhas.

Portanto, são sempre recomendadas nos 3 tipos de tratamentos.

Para que serve a hidratação capilar?

A hidratação capilar serve, primeiramente, para repor a água nos fios muitas vezes perdida por causa de tratamentos químicos, exposição ao sol, secador ou até mesmo, alimentação inadequada.

A hidratação dos nossos cabelos é sempre bem-vinda, independentemente do tipo de cabelo ou da sua aparência.

Para isso, cremes de hidratação à base de óleo de coco, abacate, babosa ou até mesmo mel podem ser uma ótima solução tanto para manter um cabelo já saudável quanto para cabelos maltratados e necessitados de um bom creme de hidratação. O mais indicado é fazer hidratação mais intensa uma vez por semana se seu cabelo está danificado. Depois, passar para hidratações quinzenais.

Não está sentindo diferença no seu cabelo depois de alguns meses fazendo uma hidratação capilar intensa com ingredientes naturais? Então isso quer dizer que seus fios precisam de algo mais forte, como por exemplo um segundo passo: reconstrução capilar.

O que é reconstrução capilar?

Reconstrução capilar é, em resumo, uma forma de devolver vida ao seu cabelo! Nada mais é do que uma forma de restaurar os fios devolvendo a massa capilar perdida devido aos danos externos causados às fibras capilares. Estes danos podem vir de inúmeros fatores, como por exemplo:

  • Químicos: tinta, alisamentos, etc.;

  • Uso de secador/chapinha em excesso;

  • Umidade;

  • Sol;

  • Poluição;

  • Oleosidade em excesso

Devido a isto, a haste capilar se torna muito frágil e perde brilho e força, o que faz com que o fio capilar não aguente muita exposição estes fatores, dando um aspecto sem vida ao cabelo.

Portanto a reconstrução capilar é indicada para fios sensíveis, elásticos e quebradiços.

O grande objetivo desse tratamento é devolver algumas substâncias essenciais para a saúde e beleza do cabelo: Massa, proteína, aminoácidos e queratina.

Quais são os passos da reconstrução capilar?

Primeiro de tudo decidir se você fará em casa ou no salão. Seja em casa ou no salão, é recomendável que se faça a reconstrução capilar a cada 15 ou 30 dias, dependendo de como estejam seus fios. Os passos para este tipo de procedimento são:

  • Shampoo antirresíduo

  • Agente restaurador (10 minutos)

  • Máscaras de tratamento reconstrutora (20 minutos)

  • Finalizador

Este processo dura em torno de uma hora, variando de acordo com o volume e largura do seu cabelo. Em cada aplicação deve-se seguir o tempo em específico mostrado entre parênteses.

Atenção: muitas pessoas insistem em lavar o cabelo 2 vezes com shampoo, porém isso agride muito mais o fio, então lave apenas uma vez.

Geralmente a reconstrução capilar é feita com produtos ricos em:

  • Queratina

  • Aminoácidos

  • Proteínas

  • Silicones

Estes agentes restauradores agem no mais profundo das cutículas para que elas se regenerem, dando outra vez o brilho e a vida que seus cabelos possuíam.

E a nutrição capilar, para que serve?

A nutrição capilar é recomendada para cabelos muito armados, com excesso de volume ou muito ressecados, principalmente por processos químicos.

Se seus cabelos estão muito ressecados, armados e com frizz, isso é sinal de que a nutrição será muito bem-vinda.

A nutrição nada mais é do que repor os óleos necessários para um cabelo saudável. Ela é essencial para manter a água armazenada nos fios. Já que óleos e águas não se misturam, os óleos criam uma barreira protetora impedindo a perda de água do cabelo.

Nutrir o cabelo com vitaminas ajuda na aparência e recuperação do meu cabelo?

As vitaminas podem ser uma boa opção para melhorar o aspecto dos fios, porém dependendo de como seu cabelo se encontre, elas podem ser um amenizador e, não, uma solução completa para o caso. Na realidade, vitamina para unha, cabelo e pele são sempre bem-vindos na rotina, pois ajudam a fazer com que o corpo absorva mais os componentes destas vitaminas e o resultado seguramente dará um up na sua autoestima.

Ainda que hidratação para cabelo seja algo altamente recomendando e muitas vezes traz uma boa resposta, as vezes só este passo não dá muito resultado dependendo do quanto o seu cabelo foi afetado pelo uso de produtos químicos ou até mesmo por fatores mais simples como exposição ao sol ou ao calor do secador.

Recomendamos sempre buscar o produto mais indicado para seu tipo de cabelo, sempre livre de parabenos e com um ph balanceado.