Skip to content

SEU CABELO É 3B? FAÇA O TESTE AQUÍ

Woman Styling

cabelo cacheado é, sem sombra de dúvidas, um tipo de cabelo com muita personalidade. Sabemos que cada tipo de cacho tem suas próprias características, por isso queremos que você conheça mais sobre o cabelo 3B e descubra se este é o seu tipo de cabelo.

Cabelo cacheado tipo 3

O primeiro passo sobre entender se seu cabelo é do tipo 3B é saber se está dentro do grupo tipo 3. Aqui você provavelmente se perguntará o que isto significa. Ok, o cabelo cacheado tipo 3 é um cacho que se define de forma fácil, é elástico e seu nível de encolhimento é médio.

O mais importante para este tipo de cabelo é conseguir ter um efeito de hidratação Instantânea, já que isso é o que o permitirá ficar suave e com vida. Em geral, os cabelos deste tipo devem evitar ser penteados quando estiverem secos, para evitar romper a definição do cacho e é recomendável que se use hidratante próprios para cabelos cacheados.

Dentro do grupo de cachos tipo 3 existem as subcategorias. Estas são:

  • Cabelo 3A

  • Cabelo 3B

  • Cabelo 3C

Cada subcategoria tem suas próprias particularidades; porém, aqui queremos nos centrar especialmente nos cachos 3B para que você aprenda a reconhecer se seus cachos fazem parte deste grupo e saber como cuidá-los adequadamente.

Antes de começar, lembre-se que os cabelos cacheados podem ter mais de uma textura, o que significa que você pode ter cachos 3b, mas também saber que tem certos cachos que correspondem a outra tipologia. Isto é conhecido como multi-textura. O mais importante é que no final você consiga identificar se seu cabelo é 3B em maior ou menor medida e que use os melhores produtos para cabelos cacheados.

O que caracteriza um cabelo 3B?

São vários os elementos que caracterizam a um cabelo 3B. Vamos começar dizendo que são espirais estreitos, regulares e definidos e costumam apresentar frizz e falta de brilho. Isso acontece como consequência dos óleos naturais que o cabelo possui que não conseguem chegar até as pontas para mantê-las hidratadas.

Isso faz com que as pontas dos cabelos cacheados tenham uma tendência a serem mais secas que o resto do seu cabelo. Adicionalmente, este tipo de cabelo sofre por geralmente ter o couro cabeludo sensível, assim que o recomendável é que você cuide também dessa parte.

Os cachos 3b são mais encolhidos que os 3A devido aos seus espirais mais definidos e apertadinhos. É um cabelo que tem bastante volume e normalmente se enrola com muita facilidade.

Este tipo de cacho tem uma qualidade e por não ser tão frágil como outros tipos de cachos tendem a serem mais resistentes e suportam muito bem as mudanças de cor. Assim que, se você tem esse tipo de cacho e andou pensando em pintá-lo, não tem problema. Porém, com os cuidados necessários antes, durante e depois de aplicar a tinta.

Aprenda a cuidar dos seus cachos 3B

Seus cachos 3B têm três necessidades principais: hidratação, controle de frizz e definição. Porém, o mais importante sempre será que você comece a cuidá-lo de dentro para fora. Alimentação saudável, exercício físico, hidratar-se tomando bastante água e se sentir bem consigo mesma ou mesmo serão a base para que você tenha uns cachos dignos de capa de revista.

Hidratação para cabelo cacheados

Geralmente os cabelos cacheados necessitam ajuda extra na hidratação, esta é sua natureza. O cabelo cacheado ama água! Por isso começaremos te dando uma dica para dá-lo o que ele mais gosta: pelas manhãs pulverize um pouco de água no cabelo e, se necessário, mescle essa água com algumas gostas do seu óleo favorito.

O mais aconselhável é que você use um tratamento profundo de hidratação de vez em quando. Pode ser a cada 10 ou 15 dias acompanhado de uma máscara hidratante ou à base de proteínas. Além disso fortalecerá seus cachos e os manterá hidratados por mais tempo.

Controle de frizz

Ao desembaraçar seu cabelo, preferivelmente no banho, te aconselhamos a usar um pente de madeira com dentes largos para que seus cachos conservem sua forma. Um pente normal pode desembaraçá-lo, mas quando ele secar você notará mais frizz do que o normal.

Quando você terminar de lavar o cabelo e usar os melhores produtos para cabelos cacheados você deve seguir cuidando das suas madeixas. Para isso, enrole sues cabelos em uma toalha de microfibra ou em uma camiseta de algodão. Aperte suavemente para eliminar o excesso de água e o deixe úmido para aplicar o creme de pentear.

Por último, lembre-se de dormir com uma gorra de seda ou use uma fronha de seda no seu travesseiro para que seus cachos amanheçam com menos frizz ao evitar a fricção com o travesseiro enquanto você descansa.

Como definir os cachos

O primeiro passo para uma boa definição começa ao lavar o cabelo com água fria. Isto ajuda com que as cutículas se fechem e dê mais brilho aos fios, evitando frizz e tendo mais definição.

Para cachos 3B existem diferentes produtos de definição desde o creme de pentear até produtos de máxima fixação, como géis. Aqui o mais importante é que você eleja que nível de definição você quer e assim mesmo decidir qual destes produtos será seu melhor aliado. Há muitos preços e consistências diferentes. Atreva-se a provar qual a melhor opção para seus cachos!

Se seu cabelo é fino ou muito fino, o recomendável é que você não use tanto produto. Com pouca quantidade é possível que seu cabelo fique bem mais definido.

Adicional existem diferentes técnicas de definição que aplicam para seu tipo de cabelo:

  • Scrunch: você deve aplicar o produto com as mãos sobre seus cachos e fazer “scrunch”, ou seja, apertar e levar o cacho até o couro cabeludo.

  • Pulsing: prenda o cabelo na cabeça para manter e formar os cachos à medida que eles forem secando

  • Fitagem: defina mecha por mecha. Divida o cabelo em várias mechas e aplique o produto com muita paciência.

  • Cacho a cacho: consiste em aplicar o produto cacho por cacho dando forma com seus dedos.

  • 50/50: nesta técnica você aplica o gel ou creme de pentear duas vezes. A primeira com o cabelo muito molhado e a segunda quando estiver já metade seco.

Mais uma vez tudo se trata de provar e se divertir com seu cabelo, explore qual destas técnicas de definição funcionam melhor no seu cabelo e dê todo o cuidado ao seu lindo cabelo cacheado.

Truques de styling para cachos 3B fabulosos

Queremos que seus cachos se vejam saudáveis e complementem seu estilo, por isso preste atenção nestas dicas muito simples para um cabelo 3b no melhor estilo

  • Use seus produtos de hidratação e definição com o cabelo úmido ou o molhe. Isto realmente fará diferença.

  • Quando for aplicar um produto de styling, como creme para pentear, prove usar pouca quantidade ao princípio até que seu cabelo adapte ao produto e observe que tanto de quantidade você necessita.

  • Se seus cachos são muito secos e com alta porosidade, adicione à sua rotina um azeite puro (pode ser óleo de coco) antes de usar um produto fixador. Esta técnica se chama o método LOC.

Anime-se para conhecer sempre um pouco mais sobre seu tipo de cacheado com Head & Shoulders. Lembre-se que este é o segredo para ter um cabelo forte e saudável.