Skip to content

SEU CABELO É 4A? DESCUBRA AQUI

Com tantos tipos de cabelo, é normal se sentir confundida sobre a estrutura do seu. Cada pessoa é única e isso inclui seu cabelo; uns tem o fio liso, outros cabelo cacheado, enrolado ou afro.

Se seu cabelo é crespo ou cacheado, identificar sua forma é vital para tratá-lo e cuidá-lo. Os avanços tecnológicos e os estudos sobre o fio capilar permitiram que os laboratórios criassem produtos especializados para cada tipo de cabelo. Por isso mesmo, o styling é fundamental para se sentir confortável, segura e livre com suas madeixas.

Antes de falar sobre produtos para cabelos cacheados, devemos ter certeza sobre o nosso tipo de cabelo. Aqui te contaremos como você pode descobrir se seu cabelo é 4A, um dos estilos mais cacheados.

Quatro indicadores de um cabelo 4A

Este estilo é um dos mais especiais, porque mesmo que seu fio seja cacheado e encolhido, você também pode vê-lo alargado e solto. Seu cabelo é 4A se tem as seguintes características:

  • Estire seu cabelo e veja se seu fio forma a letra “S”.

  • É volumoso e seco.

  • Os cachos são pequenos e fechados.

  • O fio tem a tendência de se encolher muito.

Passo a passo de como cuidar dos seus cachos 4A

A água, horários capilares, tratamentos caseiros e o uso de produtos adequados são os aspectos mais importantes na hora de cuidar do seu cabelo. A hidratação para cabelos cacheados é vital, já que os cachos têm tendência ao ressecamento e necessitam shampoos e condicionadores que sejam ricos em agentes hidratantes, além de cremes e azeites que evitem o encrespamento, suavizem e nutram o cabelo.

Cinco passos para que você possa ter um cabelo hidratado, revitalizado e brilhoso

  1. A umectação é sua melhor amiga. Devido à natureza em espiral dos cabelos cacheados, o ressecamento é completamente normal. Contar com azeites e hidratantes para o cabelo te ajudará a manter os fios fortes e saudáveis.

  2. Acostume seu cabelo com um horário capilar. Alternar produtos e tratamentos de reconstrução, nutrição e hidratação para cabelos cacheados te dará vida e brilho.

  3. Cuidado ao lavar. Os cachos 4A nunca se devem lavar com água quente, porque isto os resseca. O mais recomendável é que se lave com água morna e, logo depois, secar o cabelo com uma toalha de material suave ou com uma camiseta de algodão.

  4. Utilize produtos adequados para teu tipo de cabelo. Existe uma linha exclusiva que te ajudará nesta busca: Head & Shoulders Cachos hidratados desde a raiz com óleo de coco. O kit conta com um shampoo, um condicionador e um creme para pentear que eliminam as acumulações de ressecamento, caspa e coceira. Também te ajudará a controlar o frizz.

A saúde da sua cabeleira e o óleo de coco andam de mãos dadas

Os componentes naturais das plantas e frutas sempre foram um plus para ter um cabelo saudável.

O bambu, por exemplo, é rico em silício, um mineral que é essencial para fortalecer o cabelo. A vitamina E é encontrada em amêndoas, acelgas e frutos secos e esta vitamina é ótima para proteger pontas abertas e proteger o couro cabeludo dos raios UV. O coco é um ingrediente que estimula o crescimento do cabelo e funciona como um condicionador natural.

Ainda que as vezes aplicar duas colheres de azeite de coco no cabelo seja o bastante, se você tem cabelo 4A, é recomendável usar produtos à base de coco, como o Head & Shoulders Cachos hidratados desde a raiz, que dentro da sua coleção conta com um dos melhores cremes para cabelos cacheados.

Fitagem: o segredo de fios bem definidos para cabelos cacheados

Nem todas as pessoas têm a sorte de ter cabelos ondulados ou de deixar seu cabelo secar naturalmente para conseguir cachos ondulados definidos - isto é uma tarefa difícil. Por isso, um dos tratamentos mais reconhecidos para aumentar o volume e dar curvas aos nossos cabelos é a fitagem, uma técnica que pede um pouquinho de tempo, porém é bastante fácil.

Este tratamento consiste num processo de mecha por mecha. Separe mechas uma por uma com os dedos, aplique os produtos que necessite para a definição e força dos cachos; logo após, use seus dedos como se fosse um pente para estirar e amassar o cabelo de cima para baixo desde a raiz até às pontas.

Desta maneira, nos asseguramos que cada mecha tenha a curva que tanto buscamos. A fitagem também se destaca dos demais tratamentos porque seu resultado pode durar mais tempo.

Outra recomendação, como extensão, é usar algo no cabelo (uma touca ou algo de seda) para proteger os fios do travesseiro, para que desta forma seus cachos não percam a modelagem tão facilmente.

Com esses conselhos e com a ajuda do novo Head & Shoulders Cachos hidratados desde a raiz com óleo de coco você poderá ter um cabelo 4A saudável e natural. Siga passo a passo e tenha um cabelo lindo de admirar!