Skip to content

COMO TRATAR SEU CABELO OLEOSO – SAIBA MAIS SOBRE O TEMA E FAÇA AS PAZES COM SEU CABELO

Mulher preocupadea com couro cabeludo oleoso

Se você tem o cabelo oleoso, sabe o quão desconfortável é ter o couro cabeludo e o cabelo brilhando de óleo. E como fazer para que isso não aconteça? Hoje te trazemos informação sobre o tema, então saiba aqui quanto de gordura é normal e como tratá-lo com eficácia.

Por que o cabelo é muito oleoso? Ele pode causar algum problema?

O cabelo de todo o mundo é diferente. Isso significa que a quantidade de óleo está relacionada a quanto óleo o organismo de cada um produz. O sebo é um óleo natural, produzido pelas glândulas sebáceas da nossa pele, que estão presentes praticamente em todas as partes do corpo, exceto na palma das mãos e na sola dos pés. Essas glândulas estão muito concentradas no rosto, no couro cabeludo e no torso.

Muitos cientistas acreditam que o sebo é benéfico para a pele e para o cabelo, mantendo-os protegidos e hidratados. Entretanto, o acúmulo do sebo pode causar alguns problemas, como:

  • acne;

  • caspa oleosa ou dermatite seborreica;

  • aparência gordurosa da pele e do cabelo;

  • mau odor no couro cabeludo.

Pessoas com pele oleosa podem produzir cinco vezes mais sebo por dia do que um adulto normal. O couro cabeludo oleoso pode produzir até 1 grama de sebo em um único dia! As causas comuns da oleosidade do cabelo são:

  • genética;

  • alterações hormonais;

  • não lavar o cabelo com a frequência suficiente (pelo menos a cada 2 dias);

  • estresse;

Existem vários fatores que podem afetá-lo, se você já tiver cabelo oleoso. Eles incluem:

Produtos para pentear – podem deixar grudar a sujeira e o óleo no cabelo e, se não forem lavados corretamente, podem se transformar em substâncias potencialmente irritantes;
Clima – temperaturas elevadas e climas úmidos podem fazer com que os fios gordurosos pareçam pior, pois o suor e o sebo derretido fazem o óleo escorrer pelo comprimento do cabelo;
Textura do fio – cabelos mais finos e lisos ficam empastados mais facilmente do que o cabelo cacheado e grosso.

Como cuidar do cabelo oleoso

Se você estiver preocupado em ter cabelos excessivamente oleosos, talvez seja necessário fazer o seguinte:

  • Lavar o cabelo uma vez por dia – especialmente se estiver em regiões quentes e úmidas (e especialmente com shampoo antioleosidade).

  • Usar produtos para pentear com moderação, aplicando, de preferência, somente nas pontas dos cabelos.

  • Utilizar um shampoo de limpeza profunda para eliminar o óleo e a sujeira.

Recomendamos o uso de um bom shampoo para cabelo oleoso. Ou melhor: o nosso  Shampoo Remoção da Oleosidade ou do  Shampoo 3-em-1, que são adequados para todos os tipos de cabelos e são eficazes em manter o cabelo livre de caspa¹, enquanto removem também o acúmulo de produtos.

Muitas pessoas usam shampoo para se livrar do excesso de óleos na raiz. Como você escolhe o shampoo para cabelo oleoso?

O que um shampoo purificante faz?

Ele limpa profundamente, removendo os acúmulos de sujeira, produtos para pentear, caspa, gordura e suor que ficam sobre a raiz do cabelo. Então, se você tem um couro cabeludo oleoso, pode achar que precisa de um shampoo purificante de vez em quando para eliminar a gordura da região, especialmente se o seu shampoo normal não limpar o suficiente.

Uma desvantagem desse tipo de shampoo é que, normalmente, ele não contém muitos ingredientes hidratantes. Na verdade, alguns não têm nenhum. Isso pode deixar seu cabelo áspero e seco, e mais vulnerável a danos também. Mas, usando o shampoo correto cada vez que lavar o cabelo, você pode manter a oleosidade sob controle e ainda obter condicionamento e brilho.

Usar este tipo de shampoo regularmente também mantém seu cabelo hidratado e uma proteção duradoura contra a caspa. Uma ótima dica é o nosso  Shampoo Remoção da Oleosidade que tem efeito de limpeza reforçado, remove óleos e deixa o cabelo livre de resíduos. Nossa fórmula ajuda a eliminar a gordura, a sujeira e a caspa desde a primeira lavagem. Além disso, ele contém condicionadores leves que você pode usar com o seu shampoo, deixando o cabelo maravilhosamente limpo e saudável.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre cabelo oleoso e já sabe que produtos usar, não deixe de visitar nossa página e dar uma olhada nos demais produtos que possuímos, com pH balanceado e próprios para controlar e combater a oleosidade dos fios e o aparecimento da caspa. Cuide do seu couro cabeludo e do seu cabelo como eles merecem – e como você merece!

¹ Caspa visível om uso regular.