Skip to content

TRANSIÇÃO CAPILAR: O QUE É

Um grande exemplo é o grande número de tipos de alisamentos capilares que temos disponíveis no mercado de cosméticos. Alisar não é o problema, o problema é quando fazemos algo obrigatoriamente para entrarmos no padrão e, durante muito tempos muitas cacheadas e crespas se viram obrigadas a isto. Porém hoje em dia temos uma onda forte de famosas e não famosas com cabelo em transição capilar. Você sabe o que é isso?

Afinal, o que é transição capilar e quanto tempo dura?

Este é o processo zero química. É quando pessoas com cabelos ondulados, cacheados ou crespos tomam a decisão de deixar de alisar suas madeixas. Este processo é também para as pessoas que querem deixar de pintar seus cabelos e assumir os cabelos grisalhos! Basicamente, é a decisão de deixar de ser dependente de processos químicos capilares.

O tempo de duração do processo de transição varia por pessoa. Depende de fatores como

  • O tipo de alisamento que você tem atualmente

  • O tamanho do seu cabelo

  • Há quanto tempo você pintou seu cabelo

  • A quantidade de químicos que seu cabelo possui

Para saber mais sobre este tipo de informação, é aconselhável que você busque um profissional para que te assessore sobre este tema.

Quais os maiores desafios na transição?

Sem dúvidas, os comentários e “críticas construtivas” que muitas pessoas fazem, como forma de “apoio”. Dica: se você conhece alguém que esteja em fase de transição capilar, não abra a boca para dar conselhos ou algo do tipo se a pessoa não te perguntar nada. O processo de transição capilar é algo sensível e algumas pessoas desistem no meio do caminho devido a comentários negativos de amigos ou familiares.

Então, se você está passando por este processo, mentalize seus objetivos e também busque muitos antes e depois transição capilar na internet para se animar com os resultados finais. Seguramente isso te ajudará!

Obs.: Nós, por exemplo, temos em nossa equipe algumas pessoas que passaram pela transição capilar e todas afirmam que foi a melhor decisão que tomaram.

Como fazê-la?

Primeiramente você tem que estar decidido ou decidida sobre o tema. Saber os prós e os contras e sempre ter isso em mente. Logo depois te aconselhamos a buscar um profissional para te guiar nos próximos passos, principalmente sobre temas como produtos para começar transição capilar, os melhores produtos para transição capilar, explicar como o cabelo em transição capilar se comporta e outras coisas mais.

Após tomar a decisão de seguir este processo, é legal anunciar a amigos e familiares sobre sua decisão para que eles se acostumem com as diferentes fases e texturas que seu cabelo terá nos próximos tempos.

Transição é para todos e todas?

Não. Inclusive existem algumas famosas que fizeram vídeos em seus canais falando justamente sobre como foi difícil aceitar a transição do cabelo ondulado e acabaram desistindo do processo. Por isso, este processo é para quem está realmente disposto ou disposta a encarar o processo de mudança e encarar todas as fases dos seus cabelos.

Este processo vai além de uma mudança capilar; ele mexe com seu emocional, autoestima, determinação e paciência.

Como lidar com comentários e críticas?

Ignorar. Poderíamos aqui dar várias dicas de como evitar comentários e críticas, porém no final o resultado da equação seria o mesmo: ignorar.

Sempre existirá aquele tiozão que no churrasco em família vai comentar sobre como seu cabelo está “estranho” ou “armado”. A solução não é mandar o tio catar coquinho. Até poderia ser, mas você buscaria um grande problema, então o melhor a se fazer é ignorar (ou explicar sobre o tema para ver se ele aprende).

Transição capilar masculina: o que ninguém fala

Não são só as mulheres que passam por transição capilar! Alguns homens, ao verem fios brancos em seus cabelos, se desesperam e começam a pintar o cabelo. Deixar o cabelo passar de tintura ao 100% natural também é um processo de transição!

As vezes duas cores diferentes no cabelo pode ser algo incômodo, mas lembre-se que é uma fase passageira e logo menos você terá o resultado da transição que você tanto espera! Enquanto o processo não termina, busque kit para transição capilar, cortes que te agradem e vitaminas que ajudem no processo de crescimento do cabelo. Isso ajudará que seu cabelo nasça mais bonito e esteja hidratado usando os melhores produtos para fios que estão encarando este processo.

Uma dica importante: sempre busque shampoo livre de sulfato e parabenos para que a lavagem dos fios não seja marcada por produtos que agridam sua fibra capilar.

Dado extra: geralmente entre 8 meses e 1 ano, muitas pessoas fazem o famoso “big chop”, que é o corte que marca a fase de cabelo químico para cabelo natural (ou quase natural).

Para uma transição capilar livre de surpresas te recomendamos o kit para transição capilar Head & Shoulders, com shampoo, condicionador e creme para pentear feitos especialmente para cabelos cacheados e crespos. Com uma rotina feita especialmente para seu tipo de cabelo, a transição capilar ficará mais especial.

Lembre-se: ainda que o processo da transição capilar seja, algumas vezes, algo difícil, tenha sempre em mente os motivos os quais você decidiu passar por este processo e não desista! O resultado com certeza te trará um cabelo forte e saudável desde a raiz até as pontas e uma autoestima de dar inveja