Skip to content

BENEFÍCIOS DA BABOSA PARA OS CUIDADOS COM O COURO CABELUDO

Benefícios da babosa para os cuidados com o couro cabeludo

Babosa, extrato glicólico de aloe vera ou simplesmente aloe vera são denominações para uma planta medicinal com inúmeras propriedades benéficas tanto à pele quanto ao cabelo humano. E qual o nome real desta planta? Seu nome científico é Aloe Vera, porém coloquialmente conhecemos como babosa. Antigamente esta planta era usada para fins medicinais e estéticos, principalmente no continente africano.

Como já mencionamos a babosa tem inúmeros benefícios para o corpo humano, como regeneração da pele e dos fios capilares. Quando ingerida, pode ajudar em casos de gastrite ou má digestão, porém para sua ingestão é sempre importante falar com um médico especialista, já que a Anvisa afirma que pode existir algum tipo de reação adversa.

Porém, neste momento te explicaremos como esta planta pode te ajudar a cuidar do couro cabeludo e, também, dicas extras sobre benefícios do aloe vera para o cabelo. Confira a seguir as dicas:

Como cuidar do couro cabeludo com babosa?

Como esta planta tem fibras, efeitos cicatrizante, anti-inflamatório e calmante, é indicada principalmente para pessoas que sofrem com problemas tipo caspa, seborreia, descamações, coceira ou comichões no couro cabeludo e, também, sensibilidade na área do couro cabeludo. Uma boa opção é, na hora de comprar produtos para seus cabelos, escolher por exemplo shampoo de babosa, gel de babosa para cabelo, e um óleo de babosa cabelo.

Por quê? Para, além de proteger seus cabelos dos raios solares, proteger seu couro cabeludo de possíveis problemas como os citados anteriormente. O aloe vera ajuda também na prevenção de queda de cabelo, podendo evitar em quase 100% a queda capilar.

Porém não é necessário comprar somente produtos, você pode usar a planta in natura e
aplicar diretamente no seu couro cabeludo e nas suas madeixas também. Além de ser uma planta fácil de encontrar em mercados e feirinhas, a babosa pode ser cortada em pedaços e guardada na geladeira por alguns dias, assim você não perde nem um pedacinho.

Dica: massagear o couro cabeludo com babosa provoca uma sensação de relaxamento, já
que esta planta tem propriedades anestesiantes e provoca o relaxamento dos músculos da cabeça.

Benefícios da babosa para o cabelo

O que muita gente não sabe é que a babosa tem aminoácidos e, por isso, ajuda a agilizar o crescimento capilar. Ela também ajuda a hidratar o cabelo porque age na reposição de líquidos na estrutura capilar. Além disso, esta planta dá brilho e vitalidade o fio capilar.

Porém é importante ressaltar que não é aconselhável aplicar a babosa todos os dias no cabelo. O mais indicado é aplicar de 2 a 3 vezes máximo. Aplicar diariamente pode dar um efeito inverso e o fio começar a ficar mais pesado, tirando o brilho e a vitalidade que você
busca.

O Aloe vera cheira mal?

Não é o Aloe vera em si que cheira mal e, sim, o líquido amarelado que fica alojado dos lados, onde ficam uns espinhozinhos. Para evitar este mal cheiro, primeiro você retira os espinhos (retire uma camada fina) e logo após deixe a planta em um local que ela possa repousar um tempo para que este líquido caia totalmente. Após isso, você pode retirar a
parte verde e limpar a branca, para cortar em pedaços e armazenar onde te pareça mais apropriado.

Extra: posso usar aloe vera na pele?

Como comentamos anteriormente sobre os benefícios da aplicação da babosa no couro cabeludo, estes mesmos benefícios servem para nossa pele, já que esta planta, além de combater o ressecamento da pele, combate também ao envelhecimento precoce. Porém te aconselhamos a, na visita ao seu médico ou médica dermatologista, perguntar o seu tipo de pele e se o uso direto da planta te acarretaria algum tipo de problema.

Agora que a babosa é mais sua aliada do que sua inimiga, corra atrás de produtos com extrato de aloe vera ou extrato de babosa (já que você já sabe que os dois termos significam a mesma coisa) e hidrate seu couro cabeludo, seus cabelos e até mesmo sua pele! Dê uma olhada em produtos que sejam para cabelos sensíveis que contenham em suas propriedades o aloe vera e corra pro abraço. O mundo precisa ver o quão linda, lindo e exuberante você é!