Skip to content

EXISTE CURA PARA A DERMATITE SEBORREICA?

Mulher com coceira na cabeça por causa da caspa

Também conhecida como caspa, a dermatite seborreica é uma condição que afeta a estética e pode causar lesões ou irritações na pele em geral e no couro cabeludo.

Trata-se de uma inflamação que gera a descamação da pele. Geralmente as pessoas que sofrem de seborreia costumam ter a pele seca, irritada e com coceira.

A seborreia é muito estigmatizada, já que o senso comum diz que essas escamas que se desprendem do couro cabeludo estão associadas a falta de lavagem e de cuidados pessoais. Por isso, aqueles que sofrem desse mal fazem de tudo para se livrar do problema, com medo do preconceito.
Porém, a seborreia não é falta de higiene, e sim, uma condição genética intensificada por fatores externos como estresse, alimentação desbalanceada e presença de fungos.

Diante de toda essa situação causada por problemas estéticos e incômodos como irritações e coceiras, é muito comum que nos perguntemos se isso tem cura, pois, realmente incomoda muita gente.

A resposta mais exata para essa pergunta é não, não existe uma cura completa da seborreia, porém, existem tratamentos para remissão dos sintomas que se assemelham muito a uma cura, controlando bastante o aparecimento dessas descamações indesejadas.

Mas antes de contar quais os tratamentos e remédios, vamos explicar o que é essa enfermidade.

O QUE É A DERMATITE SEBORREICA?

Conhecida como a famosa “caspa”, a dermatite seborreica é uma inflamação que se caracteriza pela aparição de escamas brancas ou amareladas com aspecto oleoso.

Ela aparece com mais frequência no couro cabeludo, seborreia capilar, mas pode aparecer também em outras partes do corpo, como por exemplo no rosto, sobrancelhas, nariz, orelhas, virilhas ou nas axilas.

A seborreia caracteriza-se por um acúmulo maior de sebo em determinadas partes do corpo, causando as descamações. Ela é mais comum em homens do que em mulheres e sua intensidade está muito relacionada com o estresse, alimentação desbalanceada e problemas hormonais.

Ela é mais comum depois da adolescência, mas, também pode aparecer em bebês recém nascidos.

DERMATITE SEBORREICA TEM CURA? TRATAMENTOS E REMÉDIOS

O tratamento contra a seborreia é focado no controle dos principais sintomas, portanto existem muitos produtos que são destinados ao alívio dos sintomas da seborreia, controlando o aparecimento das escamas brancas, coceiras e irritações.
Alguns desses produtos são os shampoos ou tônicos capilares, outros são pomadas e cremes. Estes dois últimos são mais propícios para uso em outras partes do corpo como rosto, nariz, orelhas, virilhas ou axilas.

A seborreia na cabeça normalmente se trata com o uso frequente de shampoos que contenham algum dos seguintes ingredientes:

  • Ácido salicílico;

  • Sulfeto de selênio;

  • Alcatrão;

  • Piritionato de zinco;

  • Cetoconazol;

  • Clotrimazol;

  • Ciclopirox.

Para ter mais eficácia no tratamento contra a seborreia no couro cabeludo, é recomendado lavar os cabelos pelo menos duas vezes por semana em um período de até dois meses. Ao aplicar o shampoo, é importante deixá-lo agindo no couro cabeludo por 5 minutos antes de enxaguar.

Em casos mais graves, é importante consultar um médico que poderá indicar um tratamento com corticoides como a hidrocortisona.

Remédios naturais para a dermatite seborreica

Existem diversas indicações de tratamentos naturais ou remédios caseiros para a dermatite seborreica no couro cabeludo. Apensar de não serem cientificamente comprovados, sabe-se que os benefícios dos ingredientes naturais podem ajudar e muito no controle dos principais sintomas da dermatite capilar.

Aqui listamos alguns ingredientes e explicamos qual o grau da sua eficácia no combate dos principais sintomas dessa condição. Confira cada um deles:

Agora que você já sabe a resposta para a famosa pergunta: “Seborreia tem cura?”, convidamos você a conhecer a linha de produtos que a H&S possui para ajudar no tratamento contra os principais sintomas da caspa. Dessa forma você poderá brilhar com um cabelo e couro cabeludo saudáveis e fortes!