Skip to content

EXISTE CURA PARA DERMATITE SEBORREICA NO COURO CABELUDO?

homem verificando seu couro cabeludo livre de caspa e seborreia

Coceira, desconforto no couro cabeludo, flocos brancos nas camisas na altura do ombro... Quem nunca passou por situações assim quando a caspa aparece? Apesar do tema ainda ser um tabu em algumas sociedades, uma em cada 2 pessoas já sofreu de caspa. E é unânime o sentimento de desconforto com este tipo de problema capilar.

Contudo, existem algumas situações que derivam da caspa, como o aparecimento da dermatite seborreica no couro cabeludo. E o que isso significa? Fique atento nas informações a seguir e saiba mais sobre esses problemas que aparecem com recorrência na vida de milhares de pessoas – e o melhor: aprenda a prevenir (e tratar) sua aparição com produtos que te darão além de um cabelo saudável, uma sensação de frescor diário.

Dermatite seborreica ou caspa?

A caspa é causada quando três fatores agem juntos:

  • Por um micróbio presente no couro cabeludo de todas as pessoas, chamado Malassezia globosa

  • Pela oleosidade natural do couro cabeludo conhecida como sebo

  • Um couro cabeludo sensível

Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando a descamação da pele e aparecimento dos sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo.

Quando não tratada, a caspa pode se transformar em uma dor de cabeça maior chamada seborreia que, em casos mais extremos, pode afetar tanto o couro cabeludo, como outras partes do rosto, como sobrancelha, barba, bigode e até mesmo os cílios.

A dermatite seborreica é causada pelos mesmos fatores da caspa:

  • um micróbio que vive naturalmente em nossas cabeças, o malassezia globosa;

  • óleos do couro cabeludo, conhecidos como sebo;

  • um couro cabeludo sensível ao ácido oleico.

A dermatite seborreica é mais severa do que a caspa, e, embora não existam muitos tratamentos disponíveis, você pode tratá-la sem a necessidade de uma prescrição médica. Como mencionado, ela é o estágio após a aparição da caspa sem tratamento, visto que seu sintoma mais visível é a aparição de flocos no cabelo que na sua caída se alojam na roupa na altura dos ombros. Na verdade, ela é frequentemente confundida com a caspa.

Muitas pessoas experimentam primeiro um shampoo anticaspa para descartar a caspa e eliminar a seborreia, mas, caso isso não funcione, há outras opções disponíveis.

Os sintomas da caspa e da seborreia

A maneira mais fácil de identificar a caspa é a presença de flocos de descamação nos ombros, porém existem outros sinais que incluem:

  • Coceira / comichão na cabeça

  • Vermelhidão

  • Couro cabeludo ressecado

Tudo isso pode resultar da irritação causada por um couro cabeludo sensível reagindo ao micróbio causador da caspa causando um cabelo com caspa. Estes sintomas são os mesmos que a dermatite seborreica, que mostra ainda mais a oleosidade da pele.

Quando a caspa se transforma em seborreia acaba atingindo outras partes do corpo. Por isso, ao menor sinal de aparecimento da caspa, é importante tratar e tentar controlá-la até se livrar 100% dela.

Mantenha o seu couro cabeludo saudável

A dermatite seborreica danifica a camada externa do couro cabeludo. por isso você precisa mantê-lo saudável para ajudar a reparar o dano. A condição também depende do sebo para alimentar o malassezia globosa. ao usar um shampoo purificante regularmente, que remova o óleo da raiz, você deixará seu cabelo com uma sensação de limpeza e maciez.

Trate a dermatite seborreica com shampoo

Você também pode tratar a dermatite seborreica usando nosso  shampoo remoção da oleosidade. Trata-se da nossa fórmula mais forte e foi concebido para tratar a caspa severa e eliminar o excesso de sebo da raiz.

Contudo, também temos outros tipos de shampoos que também podem te ajudar tanto no tratamento contra a caspa, como nos tratamentos contra a dermatite seborreica.

Shampoo forte para caspa como os de prescrição sem a necessidade de receita

Você pode comprar shampoos com prescrição médica que geralmente funcionam para dermatite seborreica. Contudo, nós da Head & Shoulders desenvolvemos uma fórmula forte como as de prescrição médica¹, que está disponível sem a necessidade de uma consulta com o dermatologista. Portanto, você poderá fazer o tratamento para a dermatite seborreica com um shampoo que vai ajudar a combater de forma profunda os principais sintomas.

O shampoo poder clínico contém o sulfeto de selênio como ingrediente ativo (em vez do piritionato de zinco em nossos shampoos anticaspa).
Ele foi especialmente desenvolvido para o tratamento da dermatite seborreica e é comprovadamente eficaz como um shampoo de prescrição médica com 2% de cetoconazol (para caspa também) – na verdade, ele é o shampoo mais forte que você encontrará sem receita.

Bom, agora que você já entendeu um pouco mais sobre a caspa e a dermatite seborreica e, além do mais, já tem dicas de como cuidar desses incômodos que podem surgir a qualquer momento. Não deixe de conferir nossas coleções e escolha o shampoo que mais se adeque ao seu tipo de pele e fio capilar. Além disso, nossos produtos possuem aromas únicos e que te dão a sensação de frescor por bastante tempo.

Lembre-se: cuidar de você mesmo (a) é algo essencial, além de aumentar suas energias e fazer com que você enfrente os obstáculos diários com mais determinação e autoconfiança.

1. *vs. shampoo anticaspa de prescrição com 2% de cetoconazol