Você acha que pode ter psoríase no couro cabeludo? Saiba o que o dermatologista vai procurar para diagnosticar o problema.
Os sintomas da psoríase no couro cabeludo muitas vezes parecem bastante com os de uma série de outros distúrbios da pele, o que torna seu diagnóstico difícil.
Os cientistas acham que a psoríase nessa parte do corpo é causada por um problema com o sistema imunológico, possivelmente hereditário, que estimula as células da pele a crescerem rapidamente.
O QUE OS DERMATOLOGISTAS PROCURAM AO DIAGNOSTICAR A PSORÍASE NA RAIZ DO CABELO?
A condição pode parecer diferente, dependendo da sua gravidade. Mais comumente, a pele parecerá vermelha e irritada, com escamas prateadas e flocos de caspa.
Em casos mais severos, a pele pode formar feridas grossas e crostas que são extremamente irritantes. Essas manchas podem até se espalhar pela testa e pescoço do paciente.
Se você acha que pode ter psoríase no couro cabeludo, deve marcar uma consulta com o dermatologista, que poderá diagnosticar a condição e prescrever o melhor tratamento.
Talvez o médico precise até de uma amostra de pele para olhar no microscópio e determinar se é mesmo psoríase ou outra doença.
QUE TRATAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA A PSORÍASE NO COURO CABELUDO?
A condição não tem cura, mas pode ser facilmente controlada com o tratamento certo.
Alguns podem ser aplicados topicamente, mas também há medicamentos que podem ser ingeridos ou injetados, e mesmo a terapia de luz UV pode ajudar a aliviar os sintomas.
O uso de medicamentos corticoides é bastante comum e, em muitos casos, pode resolver os sintomas da psoríase rapidamente.