Se o seu chuveiro é muito quente, saiba que a alta temperatura pode danificar o couro cabeludo. Mas um banho muito frio pode não ser a melhor forma de realizar a higienização dos fios. Veja qual deve ser a temperatura do chuveiro para obter uma limpeza excelente e manter o couro cabeludo saudável.
Primeiro, pense no papel da água no banho:
- ajuda o shampoo a espumar e a espalhar-se pelo couro cabeludo;
- dissolve a sujeira e sebo presentes nos fios;
enxágua o shampoo, a sujeira, a poeira e os flocos.
A temperatura, então, deve ser quente o suficiente para limpar bem...
A temperatura da água é importante no banho. Quando a água está quente, começa a derreter os óleos nos cabelos, que estão em um estado ceroso e semi-sólido. Esses óleos são líquidos à temperatura corporal, mas começam a se solidificar nas superfícies mais frescas de cabelo.
A água quente torna mais fácil a remoção do óleo pelo shampoo, além da sujeira e do pó que se acumulam e deixam o couro cabeludo sujo.
Mas não TÃO quente...
Não pense em aumentar muito a temperatura do banho para ajudar a levar os resíduos. A água muito quente pode irritar e até danificar seu couro cabeludo.
Com exposição excessiva, seu couro cabeludo fica enfraquecido e vulnerável a maiores danos por agentes irritantes, como produtos para pentear ou o fungo causador da caspa.
Então, quão quente é o suficiente?
Você precisa de uma temperatura alta para limpar a sujeira em profundidade, mas não a ponto de causar irritação.
Próximo à temperatura do corpo é perfeito – mais ou menos 38°C.
É o equilíbrio ideal para manter seu cabelo limpo e saudável e seu couro cabeludo livre de irritação.
Mais sobre lavagem do cabelo.