Skip to content

CAUSAS E TRATAMENTO DA CASPA

Homem com caspa no couro cabeludo

Sabe aquela coceira incômoda na cabeça que provoca a queda de pequenos flocos brancos nos seus ombros? Te informamos que isso nada mais é do que a famosa caspa; uma descamação da pele que provoca a caspa no couro cabeludo e pode ser considerada leve, moderada ou grave, dependendo da sua situação.

E existe algum tratamento para caspa? O que é bom para cuidar da caspa no cabelo? A seguir te explicaremos melhor sobre este tema e como cuidar da sua pele e seu cabelo caso você esteja sofrendo com isso.

A causa da caspa

A caspa é causada quando três fatores agem juntos:

  • Por um micróbio presente no couro cabeludo de todas as pessoas, chamado Malassezia globosa

  • Pela oleosidade natural do couro cabeludo conhecida como sebo

  • Um couro cabeludo sensível

Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando a descamação da pele e aparecimento os sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo.

Quando a caspa começa a aparecer?

Geralmente, a caspa tem início na puberdade. É neste momento que os hormônios começam a mudar, levando à produção de mais oleosidade no couro cabeludo, sobre a qual atua o micróbio Malassezia globosa, causador da caspa. Porém, a caspa pode também surgir em outras épocas em que ocorre alteração hormonal, como na velhice ou durante períodos de estresse.

Porém existem alguns casos de bebês com caspa que, em realidade, é a costra láctea. Neste caso é importante buscar um dermatologista para que ele/ela trate corretamente o caso e seu bebê esta inflamação do tecido do couro cabeludo.

Os sintomas da caspa

A maneira mais fácil de identificar a caspa é a presença de flocos de descamação nos ombros, porém existem outros sinais que incluem:

  • Coceira / comichão na cabeça

  • Vermelhidão

  • Couro cabeludo ressecado

Tudo isso pode resultar da irritação causada por um couro cabeludo sensível reagindo ao micróbio causador da caspa causando um cabelo com caspa.

As vezes a caspa pode se transformar em seborreia e atingir outras partes do corpo, como a sobrancelha – em casos mais graves. Por isso, ao menor sinal de aparecimento da caspa, é importante tratar e tentar controlá-la até se livrar 100% dela.

Outra coisa que é bastante vista atualmente é a caspa emocional. Ou seja, ao passar por uma situação de estresse muito forte no trabalho, na universidade, com família ou amigos, algumas pessoas acabam percebendo que a intensidade do aparecimento da caspa acaba sendo alta e constante. Existem alguns remédios para caspa, porém te recomendamos visitar um especialista (um bom dermatologista) para te ajudar a controlar o aparecimento da caspa emocional através de produtos e, em alguns casos, remédios específicos.

O que fazer para se livrar da caspa?

Felizmente, a caspa, os flocos de descamação, a coceira e o ressecamento são de fácil tratamento. O que é bom para caspa no couro cabeludo: basta usar um shampoo anti caspa com eficácia comprovada contra todos os sintomas da caspa.

Existe uma linha completa de shampoos que variam de acordo com seus sintomas, seu tipo de cabelo e a aparência desejada, sejam cabelos mais grossos e volumosos, ou macios e sedosos. Todos eles contêm o princípio ativo piritionato de zinco que, conforme comprovado por centenas de estudos clínicos, elimina a caspa quando usado regularmente.

Caspa é contagiosa?

O aparecimento da caspa é algo comum, porém muitas vezes causa constrangimento a quem a possui. O aparecimento desses flocos brancos no couro cabeludo faz com quem pensemos duas vezes antes de usar roupas escuras, já que elas delatam o aparecimento da temida caspa e, inclusive, algumas perguntam se perguntam se a caspa é contagiosa.

Não, caspa não é contagiosa e tampouco é sinal de má higiene. Na verdade, todos já temos todos os fatores que causam a caspa no couro cabeludo: a malassezia globosa e uma gordura natural chamado sebo.

Sensibilidade aos fatores que causam a caspa? O que faz com que a pessoa tenha caspa é a sensibilidade a esses fatores. Isso é algo que não pode ser passado de uma pessoa a outra, portanto não existe a possibilidade de pegar caspa de alguém que a tenha nem de passá-la, se você a tiver.

Extra: Sou careca e tenho caspa?

Apesar de não muito comum, este tipo de caso existe. Ainda que os folículos capilares tenham atrofiado (ou morrido, o que é comum para quem é careca), as glândulas sebáceas seguem trabalhando normalmente, produzindo o sebo sagrado delas. Por isso, a pele desta região se torna mais oleosa – além de outros fatores também, como exposição à poluição, ao sol e a todos os outros fatores externos.

Por isso, é importante usar um shampoo anti caspa para combater o aparecimento da caspa na careca!

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a caspa, suas causas e tratamentos, não deixe de escolher um bom produto para tratar seu aparecimento da melhor forma possível! Busque produtos para combater a caspa, porém sem deixar o cheiro e a beleza de lado ! Arme-se contra este micróbio e tenha uma pele e cabelo livres de floquinhos brancos que muitas vezes nos envergonham!