Skip to content

O AZEITE DE OLIVA PODE TE LIVRAR DA CASPA?

Homem feliz com seu cabelo sem caspa

Nosso corpo, durante toda nossa vida, passa por diversas fases. Sejam positivas ou negativas, elas aparecem ou para nos informar que algo não está bem ou para acentuar os resultados de nossas boas decisões. Uma das fases que milhares de pessoas passam é a fase do aparecimento de caspa no couro cabeludo. Isso faz com que essas pessoas busquem incansavelmente informações sobre como tirar caspa do cabelo.

Sabemos que para este tipo de fase existem inúmeros tipos de tratamentos, sejam eles tratamentos e remédios caseiros para caspa – e seborreia – ou tratamentos mais específicos e formulados para este tipo de incômodo. Isso varia muito de pessoa para pessoa e de nível de gravidade em que seu couro cabeludo se encontra.

Entre esses tipos de tratamentos está o uso do azeite de oliva. Não sabia? Pois fique conosco e entenda mais sobre o que este azeite pode fazer pelo cabelo e se, de fato, ele pode ajudar a como tirar caspa do cabelo.

É bom passar azeite no cabelo?

Depende. Existem várias técnicas para hidratar o cabelo com azeite de oliva e é bastante efetiva. Este azeite é geralmente usado também para:

  • Estimular o crescimento saudável do fio;

  • Reter umidade das fibras capilares;

  • Tratar ressecamento do couro cabeludo;

  • Diminuir pontas duplas;

Porém para casos mais complexos, como o aparecimento de caspa ou seborreia, o azeite de oliva funciona como um auxiliar e não como remédio para caspa e seborreia ou um produto principal de combate a estes incômodos capilares.

Muitas pessoas tentam se livrar da caspa usando azeite, mas isso realmente funciona?

O azeite te oliva é geralmente usado como tratamento hidratante para combater o ressecamento e a descamação no couro cabeludo e, embora possa dar um alívio temporário, o azeite não faz nada para combater a causa principal.

Os flocos e o couro cabeludo ressecado provocados pela caspa são resultado de um micróbio presente no couro cabeludo de todas as pessoas, o malassezia globosa. Este micróbio é encontrado no couro cabeludo de todas as pessoas, porém só causará caspa em torno de 50% delas.

A caspa pode se manifestar em qualquer fase da vida (seja desde bebê até em idade avançada) devido a diversos fatores, como:

  • Alteração hormonal;

  • Alteração emocional;

  • Alergia

  • Infecção fúngica;

  • Oleosidade excessiva na parte do couro cabeludo;

  • Escamas brancas ou amareladas;

  • Mal uso de produtos cosméticos no couro cabeludo;

  • Chapéu ou boné muito apertado;

  • Excesso de sol no couro cabeludo (e sem proteção devida);

Entre outros. E como tirar a caspa? Bom. O azeite de oliva, como mencionado, é uma solução para diminuir a descamação da pele – ou seja, diminuir o tanto dos floquinhos brancos caindo sobre sua roupa – e hidrata o couro cabeludo, porém não trabalha em cima da raiz do problema capilar. Portanto, para se livrar da caspa, não trate somente os sintomas temporariamente com azeite, mas combata a principal causa da irritação.

Azeite de oliva para seborreia é tratamento caseiro efetivo?

Não. O azeite terá o mesmo efeito que tem em pessoas com menos acúmulo de caspa. No caso da seborreia é importante usar produtos que, de fato, ataquem na raiz do problema.

E é assim que os nossos shampoos anticaspa de Head & Shoulders funcionam: eles contêm piritionato de zinco, com eficácia comprovada na eliminação da caspa no combate contra o micróbio causador deste incômodo que aflige a tantas pessoas.

E, além de combater e/ou controlar a caspa, as linhas de produtos Head & Shoulders possuem alguns dos melhores elementos dos shampoos de beleza, trazendo produtos com ótimas fragrâncias e condicionadores para deixar seu cabelo suave e macio.

Lembre-se que a caspa, quando em estado avançado (como em casos de seborreia), pode passar para outras regiões do corpo, como sobrancelha, bigode e barba. Portanto não durma no ponto e trate este incômodo o mais rápido possível.

Não perca tempo e dê uma olhada em nossas linhas de produtos contra a caspa e veja que combater a este micróbio não te custará muita sujeira, apenas umas gotas na hora do banho e fim!