Skip to content

COMO CUIDAR DO CABELO CRESPO

Happy Woman Hair

Com tanta diversidade e estilos de fios de cabelo, sabemos que é importante saber identificar que tipo de cabelo você tem e como cuidá-lo.

Os cabelos crespos, em especial, têm uma beleza de viver. Sua forma, volume e movimento lhe dão um aspecto único. Contudo é importante saber que tipo de produto usar e como cuidar bem destes tipos de fios tão cheios de balanço.

Antes de saber como cuidar do seu cabelo crespo você precisa saber que tipo de crespo você tem. Os cabelos hoje em dia são divididos em numerações, onde o número 1 é o estilo liso e o 4C é o famoso black power. Os tipos de numerações são:

  • 1: liso

  • 2A, 2B, 2C: tipos diferentes de ondulados

  • 3A, 3B, 3C: tipos diferentes de cacheados

  • 4A, 4B, 4C: tipos diferentes de crespos

Aqui nos focaremos nos crespos tipo 4.

Cabelos crespos 4A: como cuidar

É o tipo de cabelo da Taís Araújo e é também chamado como “cabelo macio”. Com seus cachos bem abertos e definidos que parecem uma molinha. Este tipo de cabelo tem a raiz seca e as pontas com tendência ao ressecamento leve.

Para um melhor cuidado do seu cabelo 4A, é importante que você use produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. Por vezes este tipo de fio é considerado 3C, o que facilita o uso de tipos de shampoo para cabelo cacheado.

Outra coisa importante para dar um aspecto mais bonito e brilhoso é desembaraçar seu cabelo somente molhado. Quando se desembaraça o cabelo crespo quando está seco, existe a possibilidade de que ele quebre, já que é um fio frágil.

Cronograma capilar e umectação são dois grandes segredos para manter um cabelo saudável e bonito e, em especial, aos cabelos 4. Hidratação para cabelo cacheado com óleo de coco é uma grande pedida para abrilhantar os fios.

Cabelos crespos 4B: como cuidar

Uma famosa como referência deste tipo de cabelo é a Solange Knowles, irmã da rainha atual do pop Beyoncé. O cabelo 4B tem uma forma mais misturada: apresenta fios em estilo ziguezague e outros com cachos menores, apertados e estreitos e tende a crescer para cima.

Este tipo de cabelo requere evitar água quente para sua lavagem. Também com uma raiz mais seca que pode ser levada até às pontas, é necessário que se combata o ressecamento com uma hidratação com óleos vegetais.

Na hora de finalizar, a fitagem é o melhor método para dar uma boa forma aos cachos 4B. A fitagem é uma técnica para finalizar os cuidados com os crespos ou cachos e tem como objetivo de deixá-los bem definidos. É uma técnica aplicada com a ajuda dos dedos, de um pente e de um creme para pentear sem enxague.

Portanto, aposte em bons produtos hidratantes para o seu tipo de cabelo nesse momento de finalização do seu penteado.

Cabelos crespos 4C: como cuidar do seu black power

Este é o famoso estilo black power. Evitado durante algumas décadas, hoje este tipo de cabelo está em alta. O cabelo afro masculino principalmente, por dar um ar único e estiloso. O cabelo 4C possui cachos bem fechados que mais parecem molinhas bem pequenas que, no frio, acabam encolhendo mais e dando a sensação de um cabelo mais curto do que realmente é.

Este é o cabelo mais seco de todos os tipos de 4, por isto é necessário que se dê um pouco mais de atenção aos cuidados deste tipo de fio. Providos de muita pouca oleosidade, os cabelos crespos 4C são mais propensos à quebra e ressecamento em excesso.

Para pré-lavagem, é importante fazer umectação com óleos vegetais. Além disto, na hora de lavar o cabelo, concentre o shampoo apenas na raiz devido ao ressecamento dos fios. USE E ABUSE de hidratantes mais específicos para cabelos crespos!

Devido à sua estrutura, este tipo de fio necessita bastante hidratação para luzir com brilho e saúde. Portanto, não esqueça de, após a lavagem, usar um condicionador para fechar as cutículas do fio.

O truque final: pente e cremes de pentear. Para uma boa finalização, sempre use um pente indicado para este tipo de cabelo 4 e, também, um bom creme para pentear.

Com esta informação seguramente seu cabelo crespo chamará a atenção depois de estar tão lindo e brilhoso, já que terá brilho e beleza desde a raiz até as pontas!