Skip to content

CABELO MASCULINO OLEOSO? ENTENDA PORQUE

Homem tocando seu cabelo oleoso

Mais além do já conhecido, o cabelo masculino tem umas particularidades biológicas que o diferenciam do cabelo feminino, como por exemplo, mais produção de oleosidade. Hoje te explicaremos mais sobre este tema e também sobre quais shampoos para homens você deveria usar para controlar o sebo capilar.

Ainda que não seja um tema o qual se fale usualmente, os homens têm uma forte tendência ao cabelo oleoso devido aos altos níveis de testosterona que secretam e que, por sua vez, estimulam a produção de sebo das glândulas sebáceas. E isso não é tudo: tendem a ter um cabelo mais frágil e propenso à queda.

Nesta ocasião, te daremos algumas dicas para controlar o óleo natural do seu cabelo e, ao mesmo tempo, mantê-lo forte e saudável.

Identifique se você realmente tem cabelo oleoso e sofre algum problema

É completamente normal que em alguns dias você tenha cabelo oleoso, já que as secreções das glândulas sebáceas fazem parte de um processo natural que, em condições normais, favorecem ao bem-estar do couro cabeludo e da pele em geral – já que a oleosidade é uma forma de proteger esta parte do corpo. Porém, é necessário prestar atenção a uma série de sintomas de possam indicar se você está enfrentando problemas com excesso de sebo capilar, como por exemplo:

  • Se depois de lavar o cabelo ele apresenta um aspecto úmido especialmente na raiz;

  • Se quando seu cabelo está oleoso fica com mal cheiro:

  • Se além da produção excessiva de sebo, tem também o aparecimento de caspa;

O que fazer se, de fato, você tiver o cabelo oleoso?

Uma das coisas mais importantes é saber identificar o problema e já que agora você já sabe, você será mais consciente sobre qual o seu tipo de cabelo e aprenderá sobre o correto cuidado capilar masculino. É muito importante também que você preste atenção em temas, como por exemplo:

1. Diminuir a frequência do lavado do seu cabelo:

ainda que muita gente acredite que, quanto mais se lava o cabelo mais ele está limpo, isso não é verdade. Quanto mais você lava, mais você faz com que seu organismo produza sebo para proteger seu couro cabeludo (e cabelo) de produtos químicos e de fatores externos.

2. Evite tocar muito seu cabelo:

quando você passa a mão nos cabelos com muita frequência, o que você está realmente fazendo é transferindo a oleosidade e sujeira das suas mãos aos seus fios, por isso evite fazê-lo.

3. Não lave seu cabelo com água quente:

o motivo é muito simples – a água quente estimula a produção de sebo proveniente das glândulas sebáceas, causando a produção do sebo quase que de forma imediata.

4. Use shampoos antioleosidade:

prove os shampoos para cabelos oleosos cada vez que você lave seu cabelo, já que a maioria destes têm fórmulas que te ajudarão bastante para combater a oleosidade e a caspa.

Como escolher o melhor shampoo para homens com cabelo oleoso?

Assim como o cabelo feminino tem necessidades específicas com foco em brilho, elasticidade e suavidade, as necessidades masculinas se reduzem a encontrar shampoos masculinos cheirosos, que ajudem a limpar corretamente e, além disso, contribuam a melhorar como a queda de cabelo, oleosidades e caspa, entre outros.

Para isto, Head & Shoulders criou o  Shampoo Menthol Sport, que combina sua fórmula DermaSense com pH balanceado, obtendo uma limpeza profunda com um toque mentolado, capaz de depurar a sujeira e oleosidade em cada lavada, deixando uma sensação de frescor no couro cabeludo dos homens. Sem contar que, com o uso prolongado deste shampoo, você contribuirá para a melhora da sua saúde capilar, já que ele cuida desde a raiz até os fios.

Contudo também entendemos que você possa ter diferentes tipos de requerimentos, assim que te convidamos a conhecer os  produtos para homens que melhor se adaptem às suas necessidades particulares, como por exemplo o cabelo oleoso, a caspa, a queda de cabelo, entre outros.

Não esqueça que ver uma ampla gama de  produtos para cabelo, que inclui shampoos, condicionadores e cremes para pentear que são democráticos, já que homens e mulheres podem usar – dependendo do resultado que eles ou elas buscam.