Skip to content

O QUE É FITAGEM? COMO FAZER FITAGEM CORRETAMENTE NO CABELO

Durante muito tempo, pessoas com cabelos cacheados se viram sem muita solução para o tema de definição de cachos, porém hoje em dia já existem muitos métodos diferentes já que temos uma variedade extensa de estrutura capilar. Entre estas técnicas temos a fitagem. Você não sabe bem o que é isso? Confira abaixo mais sobre o tema.

O que é fitagem?

Fitagem é um procedimento próprio para cabelos cacheados. É um método de finalização que ajuda a definir os cachos fazendo, desta forma, com que sua beleza capilar seja destacada mais ainda. Tenha sempre em mãos bons produtos para cabelo cacheado e crespo para fazer este tipo de procedimento, já que um creme para cabelo cacheado ou crespo vai alcançar melhor suas expectativas do que um creme para outro tipo de cabelo.

Essa técnica de finalização que dá um formato mais bonitos aos cachos também é muito utilizada e recomendada para quem está em processo de transição capilar, pois, ajuda a hidratar e definir os cachos que vão aparecendo no decorrer desse processo.

Como fazer fitagem no cabelo?

Após lavar seus cabelos de forma habitual, separe seu cabelo por mechas e, em seguida, aplique de um leave-in ou um creme sem enxágue para cabelo cacheado ou crespo em cada mecha. Em seguida, você deve passar os seus dedos entre cada mecha, fazendo uma espécie de concha, para que seus cachos obtenham um formato enroladinho quando seque. Este é um ótimo modo de como definir os cachos e deixá-los exuberantes.

O processo de fitagem, portanto, pode ser separado em 3 passos:

Primeiro passo da Fitagem:

O primeiro passo é lavar bem os cabelos com shampoo específico para cabelos cacheados ou crespos e que limpe profundamente desde a raiz. A limpeza profunda sem agredir os fios é o que vai definir por quanto tempo os seus cachos durarão até a seguinte lavagem.

Segundo passo:

O segundo passo consiste em, ainda com os cabelos molhados, separar seus cabelos em 4 mechas para, em seguida, aplicar o leave-in utilizando as mãos e os dedos, fazendo movimentos com os dedos como se estivesse penteando com os fios como se fossem fitas.

É nessa fase que você espalha de forma homogênea o creme sem enxágue por todo o seu cabelo, mecha por mecha.

Terceiro passo:

A terceira e última fase é a que vai dar a definição dos seus cachos. Aqui você deve fazer aquele movimento que vai estimular e moldar os cachos que é amassá-los fazendo movimentos utilizando somente as mãos em direção a raiz dos fios.

Posso usar algum aquecedor para acelerar o processo de secagem do cabelo?

A utilização de aquecedor para acelerar o processo de secagem não é muito indicado, porém ao fazer este método de fitagem, você poderia utilizar um difusor em temperatura média ou fria, mas, não esqueça nunca de utilizar um protetor térmico para não queimar seus fios!

Todo mundo pode fazer fitagem?

Este método é indicado para os tipos de cabelo do 2C até o 4C, porém o grande segredo está em escolher os melhores cremes para cabelo cacheado ou crespo: o melhor creme para o seu cabelo é o que te ajudará a ter uma hidratação e cuidado que durará mais tempo.

Para que serve a fitagem?

Basicamente, este método de finalização serve para:

  • Definir bem seus cachos

  • Diminuir o volume

  • Diminuir o frizz

  • Espalhar de forma mais homogênea o leave-in por todo o seu cabelo

  • Proporcionar cachos definidos por mais tempo

  • Dar brilho e maciez

O efeito da finalização é imediato?

Sim, a hidratação e definição dos cachos é imediata, porém pode ser que não seja o efeito que você espere, por isso é importante um pouco de paciência porque você tem que dosar o tanto de creme que seu cabelo necessita e a forma como você faz a fitagem. Ou seja: comece aplicando pouco creme para saber o tanto de creme que seu cabelo precisa para luzir lindo, bem definido e brilhoso.

Com a prática, você vai aplicar a técnica de finalização dos seus cachos com mais agilidade e fazer com que ela dure por mais dias.

Claro que a duração da fitagem depende muito da limpeza que você faz nos seus fios antes de aplicá-la e do nível de oleosidade natural dos seus cabelos.

Portanto, recomendamos que antes de fazer a fitagem, lave bem seus cabelos com um shampoo específico para cabelos cacheados ou crespos e que limpa profundamente desde a raiz. Quanto mais limpo e purificado estiver o seu couro cabeludo, mais tempo durarão os resultados da fitagem nos seus cachos.

Por que é importante aplicar a finalização no cabelo?

Os fios capilares cacheados ou crespos (do 2C ao 4C) geralmente possuem uma estrutura mais seca e fina, o que os faz serem mais frágeis e os dão também mais possibilidade de se enrolar e embaraçar com qualquer ventinho. A finalização, além de proteger o fio, porque o hidrata, faz com que seu cabelo não fique esvoaçado com qualquer ventinho que bata nele, te dando sempre um look bonito e no lugar.

Devo escolher qualquer produto para finalização?

É importante que você tenha em mãos um kit com shampoo, condicionador e creme para pentear específicos para cabelos cacheados ou crespos, porque estes produtos vão garantir os cuidados e hidratação necessários para esses tipos de cabelos.

Antes da finalização é importante fazer uma limpeza profunda nos cabelos para evitar resíduos e problemas no couro cabeludo. Por isso, escolha o shampoo que além de limpar profundamente, vai cuidar do seu couro cabeludo mantendo-o saudável e sem caspas.

Na sequência, o condicionador deve ajudar a hidratar e manter o brilho dos fios. Finalmente, o Leave-in é o que vai ajudar você no processo de finalização hidratando e mantendo a beleza e brilho dos seus cachos por mais tempo.

Por isso, busque kits para cabelos cacheados ou crespos que limpam profundamente sem agredir os fios e hidratam na medida certa para que a lavagem dos seus cachos não seja marcada por produtos que ressequem sua fibra capilar e, consequentemente, você verá um lindo resultado na finalização que pode durar por vários dias.

Lembre-se: ainda que na primeira vez a finalização não saia como você planejou, tente novamente até ver um bom resultado. Ou também, teste outros tipos de finalização! Existem inúmeros e você não precisa se prender a um só. Brinque com seus fios, faça deste processo algo prazeroso e divertido. O resultado com certeza te trará um cabelo forte e saudável desde a raiz até as pontas e uma autoestima de dar inveja!