Skip to content

VOCÊ SABE QUAL É O SEU TIPO DE CACHO?

Mujer Negra Cabello Largo

Algo é certo: todos os cabelos cacheados são diferentes! Seguramente você já notou que no mundo dos cachos existem uns cabelos com diversas curvaturas, com ondas mais ou menos definidas e também com texturas distintas.

Por isso, queremos te ajudar a encontrar qual é o seu tipo de cabelo cacheado ou crespo, que será a base para que você aprenda a cuidá-lo bem segundo suas necessidades.

Por que há diferentes tipos de cachos?

Todo os cachos têm uma curvatura particular. Isto se deve principalmente à forma como se posicionam as “escamas” das cutículas. Nos cabelos cacheados, estas normalmente se sobrepõem umas às outras e entre mais estejam maiores, maior será o grau de curvatura que será gerado no cabelo, levando-o desde o ondulado até o muito cacheado.

Esta é a explicação científica sobre a existência de diferentes cachos e de onde surge o grande abanico de tipologias. Esta classificação se criou para que você entenda melhor as características do seu cabelo e como dá-lo um cuidado adequado, com produtos de cabelo cacheado que são criados especialmente para seu tipo de cacho.

Agora sim, entremos na matéria e descubra que tipo de cabelo cacheado você tem. Preste muita atenção a cada característica e no se assuste se de repente seus cachos encaixem dentro de dois tipos, a maioria tem mais de um tipo de cacho, devido a tinturas, exposição ao calor excessivo com secadores e chapinhas ou simplesmente por natureza.

Que tipo de cachos existem?

A classificação dos cachos está definida em primeiro lugar pelo nível de curvatura do cabelo e se mede em números, onde os de número 1 são cabelos lisos e os de número 4 são os mais cacheados. Uma vez que você tenha esta informação, as subcategorias estão dadas nas letras A, B e C; estas letras correspondem à textura dos cachos.

Hoje nos centraremos principalmente nos seguintes tipos de cachos:

  • Cachos 3A, 3B, 3C

  • Cachos 4A, 4B, 4C

A característica principal dos tipos 3 é que são cachos soltos, com bastante elasticidade e definição, além disso normalmente são suaves e finos. O cacho vai desde a raiz até as pontas e tendem a desenvolver frizz.

Por outro lado, os de tipo 4 são cachos mais apertados, em forma de fio, muito pequenos e é o mais fino de todos os tipos de cacheado.

Ao ter menos camadas na cutícula e ao estar mais entrelaçadas às “escamas”, resistem menos ao calor ou às escovas e requerem maior proteção, nutrição e hidratação para que se vejam saudáveis e com muito brilho!

Cabelo 3A

São cachos com uma definição média, próximo ao ondulado, com espirais largos, soltos e definidos, quando secam se encolhem ligeiramente e se vêm um pouco afetados se há diferenças climáticas.

Se você já passou por isso ao viajar, seguramente se identificou com a definição anterior. 

Cabelo 3B

Este tipo de cabelo tem um cacho bem formado como um espiral suave, é mais encolhido que o anterior e normalmente é mais grosso, as pontas mais secas e tendem a ter mais volume. Requerem uma ajuda na hidratação e definição com produtos tipo gel ou cremes para pentear que são necessários para o cabelo 3B.

Cabelo 3C

Tem cachos mais apertados e pequenos, tendem a serem mais altos em densidade e grossura, começam a ter frizz e seu nível de encolhimento ao secar é notório. Necessita de mais cuidado para permanecer definido por mais tempo, o que significa que é interessante provar diferentes técnicas de definição e isso poderá te ajudar a descobrir qual é a mais indicada para você

Cabelo 4A

É um cabelo cacheado muito fechado e com definição. Uma maneira de saber se você tem este tipo de cacho é estirá-lo e se forma um “S” tenha certeza de que este é o seu tipo de cabelo. É mais volumoso e menos brilhoso, por isso é necessária uma mãozinha de azeites e/ou óleos para sua hidratação.

Cabelo 4B

Se define como um padrão de “Z” que tem muito menos definição. No lugar de criar cachos, o cabelo se dobra em ângulos como se formasse a letra “Z”. este tipo de cabelo é muito frágil e pode ser um pouco grosso, porém em realidade é que ele tem muitas fibras juntas. O cabelo 4B normalmente se encolhe até 75% de sua longitude real ao secar.

Cabelo 4C

cabelo 4C es o mais cacheado de todos os tipos de cacheado, já que os cachos não se formam sozinhos e é necessário usar técnicas como a texturização para dar definição. De todos, este é o que mais precisa de hidratação, já que absorvem pouca água e seu cuidado deve ser constante.

E se eu tenho mais de um tipo de cacho?

Seguramente você já se identificou com mais de uma característica dos diferentes tipos de cabelos cacheados, e ainda não tem certeza de qual tipo especificamente seu cabelo é, não tem problema!

Lembre-se que todos somos diferentes e as texturas de cabelo também são. A diferença pode estar na raiz ou nas pontas. O importante é que você tenha claro quais são os tipos predominantes e assim possa aprofundar seus cuidados.

Que tipo de cacho é o melhor?

Esta pergunta é fabulosa porque a resposta é que todos são irmãos! Cada tipo de cacho tem umas características que o faz único e que realça toda a sua beleza.

Esta categorização existe como una ferramenta para entender as diferenças e ter os produtos adequados para o cuidado de cada tipo. Além disso, antes se generalizava o cabelo cacheado como uma só coisa e a realidade é que é todo um universo diverso e ainda nos falta muita coisa que aprender sobre.

Esqueça as comparações e agora que você sabe qual é o seu tipo de cacho, dê os cuidados, atenção e tempo que eles necessitam. Sem importar se é 3A, 3B, 3C, 4A, 4B o 4C os mostre com orgulho em tê-lo cabelo crespo ou cacheado.

E lembre-se, a próxima vez que você for comprar seu Kit para cabelos cacheados tenha certeza que são produtos adequados para seu tipo de cabelo, e não esqueça também de aproveitar com Head & Shoulders e se sinta você mesma, com seus cachos saudáveis.