Skip to content

O QUE PODE CAUSAR ALERGIA NA CABEÇA?

O que pode causar alergia na cabeça

As alergias capilares, também conhecidas como dermatite alérgica, são manifestações cutâneas ocasionadas pelo contato direto da pele com substâncias químicas que causam coceira no couro cabeludo, irritação e inclusive pode chegar a afetar outras partes do corpo quando não é tratado a tempo. Conheça mais sobre alergias no couro cabeludo, seus sintomas, causas exatas e qual a solução para este tipo de problema.

Ainda que as alergias sejam algo bastante comum, elas requerem também atenção e cuidado, já que uma alergia se define como uma reação de rechaço que se apresenta ao sistema imunológico a algumas substâncias ou fatores externos, como aos ácaros, poeira, pelo de alguns animais, picadas de certos insetos, mofo, alguns remédios y químicos, pólen, entre muitos outros.

A reação do sistema imunológico é de expulsar as substâncias que prejudicam o corpo, e aí é
justamente onde aparecem os primeiros sinais das alergias.

Vale a pena mencionar que, ainda que existam pessoas que são denominadas “alérgicas”, e necessitam de um tratamento permanente para manter sob controle a sensibilidades dos estímulos e alarmes de seus sistemas imunológicos, qualquer pessoa pode desenvolver alergias ao longo da vida devido à circunstâncias e fatores pontuais.

Alergias no couro cabeludo

Ainda que existam diferentes tipos de alergias, nesta ocasião nos focaremos em alergias cutâneas, especificamente nas alergias no couro cabeludo, que podem se apresentar tanto em pessoas com couro cabeludo sensível, quanto em pessoas com uma condição capilar normal, que se veem expostas em situações pontuais a substâncias químicas que a raiz do cabelo não suporta.

Causas da alergia no couro cabeludo

Este tipo de alergia na cabeça geralmente é consequência do contato direto do couro cabeludo a substâncias químicas agressivas encontradas em alguns shampoos, tintas, alisamentos, etc.

Se bem que, em muitas ocasiões, a reação alérgica se apresenta quase que imediatamente; outras vezes se apresenta horas ou dias depois – inclusive aparecer depois de várias vezes de uso do produto e não ter tido previamente nenhum problema com o mesmo.

Alguns químicos frequentemente associados à alergia na cabeça são:

  • Parabenos

  • Corantes

  • Sulfatos

  • Peróxido de hidrogeno

  • Amoníaco

É provável que você conheça todos estes químicos, já que são bastante utilizados em indústrias cosméticas e estéticas, tanto na fabricação de shampoo e condicionadores, quanto em processos de tintura e alisamento.

Então shampoo pode gerar alergia?

Se você usa um shampoo que contenha alguma das substâncias agressivas anteriormente mencionadas, e adicionalmente você é uma pessoa alérgica por natureza, existe a probabilidade de você desenvolver uma alergia no couro cabeludo.

Se este é o seu caso, recomendamos usar um shampoo suave, sem parabenos, sem sulfatos e na medida do possível um shampoo com pH balanceado, já que estes podem te ajudar a diminuir o risco de alergia no couro cabeludo.

Se você sente algum tipo de anomalia no couro cabeludo cada vez que lava o cabelo com determinado shampoo, o melhor é suspender o seu uso e buscar produtos que sejam amigáveis com sua pele, como  os shampoos de Head & Shoulders, que combinam fórmulas de alta efetividade para combater os diferentes problemas capilares como couro cabeludo sensível ou caspa, mas sem deixar de ser delicado com a raiz do seu cabelo e sua fibra capilar.

Sintomas das alergias no couro cabeludo e como detectá-las

Já aconteceu alguma vez de você lavar seu cabelo com um shampoo novo, aplicar tintura ou qualquer outro químico e sentir do nada uma coceira no couro cabeludo que, com o tempo, começa a se expandir até sua nuca, rosto e em casos mais severos faz sua pele descamar ou inflamar?

Se a resposta foi sim, você já sofreu de alergia no couro cabeludo e é urgente a suspensão de produtos que te produzam este tipo de problema cutâneo. Consulte também um alergista; ele sim te ajudará a identificar com precisão o que provoca alergia em você.

Em Head & Shoulders esperamos ter te ajudado mais sobre este tema. Te convidamos a provar a verdadeira experiência capilar das mãos dos melhores!