Skip to content

COURO CABELUDO COM COCEIRA, RESSECADO E SENSÍVEL, O QUE PODE SER?

Homem com couro cabeludo sensível verificando se tem caspa

Cuidar do nosso couro cabeludo exige mais do que simples cuidados utópicos, já que até mesmo a falta de suficiente água no organismo ou uma alimentação desbalanceada podem provocar irritação, sensibilidade ou ressecamento no couro cabeludo.

Você sabia que o ressecamento do couro cabeludo, sensibilidade e coceira estão muito relacionados com os flocos e descamação que aparecem no couro cabeludo?

Aqui apresentaremos algumas sugestões sobre como lidar com os problemas do couro cabeludo, incluindo coceira, ressecamento e sensibilidade.

Quase metade da população sofre de algum tipo de problema no couro cabeludo. E esses problemas são geralmente causados pela caspa. Quando seu couro cabeludo fica irritado pelo micróbio causador da caspa, o Malassezia globosa, ele pode não só descamar com flocos, como também coçar e ficar ressecado e sensível.

COCEIRA NO COURO CABELUDO

A coceira no couro cabeludo pode ser causada por 5 fatores principalmente:

  • Infecções fúngicas,

  • Dermatite seborreica,

  • Ressecamento no couro cabeludo

  • Piolhos ou

  • Alergias

As pesquisas mostram que a coceira na cabeça é, em grande parte, o efeito colateral mais comum e desconfortável da caspa.

À medida que seu couro cabeludo se torna irritado, ele começa a coçar. No entanto, coçar a cabeça pode prejudicar o couro cabeludo já delicado, causando ainda mais irritação e tornando-se um ciclo vicioso.

O que fazer? Se a coceira é intensa, é importante consultar um médico para que ele possa detectar se existe a presença de fungos, alguma alergia ou uma dermatite seborreica mais grave.

Porém, se você sente esse desconforto quando está estressado ou quando sente seu couro cabeludo ressecado, um shampoo anticaspa com efeitos calmantes e hidratantes pode ajudar muito a diminuir essa sensação de desconforto.

As vezes o ressecamento do couro cabeludo pode ser a grande causa dessa coceira e até mesmo da aparição de descamação. E essa sensação pode ser resolvida com um shampoo que promova hidratação e cuidados de limpeza suave.

Convidamos você a entender mais sobre a diferença entre caspa e couro cabeludo seco acessando esse  artigo aqui!

COURO CABELUDO RESSECADO

Em geral, o ressecamento do couro cabeludo pode ser causado por vários fatores externos e hábitos incorretos, como o uso excessivo de calor, lavar o cabelo muitas vezes na semana, banhos muito quentes e usar o shampoo errado, entre outros.

Um dos grandes fatores e que pode ser a causa do ressecamento do couro cabeludo é o aparecimento da caspa.

A caspa prejudica as defesas de hidratação natural da pele, e esta pode ficar ressecada, causando a sensação de rigidez e desconforto.

Também pode afetar o cabelo, deixando-o frisado e seco já que não há hidratação o suficiente para manter a aparência saudável.

Por isso, se você sofre de caspa e sente que seu couro cabeludo está ressecado, uma boa solução seria utilizar um shampoo que além de combater os sintomas da caspa e diminuir o aparecimento da descamação, fará o processo de hidratação do couro cabeludo.
Convidamos você a conhecer mais sobre o produto:  Shampoo Hidratação Instantânea com óleo de amêndoas. Ideal para quem sofre os sintomas da caspa como a coceira e descamação do couro cabeludo e sente a sensação de ressecamento.

COURO CABELUDO SENSÍVEL E IRRITADO

A sensibilidade e irritação do couro cabeludo são comuns principalmente para aqueles que já possuem uma tendência a sensibilidade e irritação da pele em geral. Pois, o couro cabeludo é uma extensão da nossa pele.

Porém, além da predisposição genética, também existem alguns outros fatores que podem deixar o couro cabeludo sensível e irritado, dentre eles estão:

  • Mudanças de temperatura no ambiente;

  • Poluição;

  • Estresse;

  • Uso de shampoos muito agressivos;

  • Higiene exagerada da cabeça e cabelos

  • Dermatite atópica ou predisposição a caspa.

Sim! A caspa é um motivo para deixar o couro cabeludo mais sensível, já que essa descamação é uma resposta inflamatória crônica que fica mais intensa com a exposição a mudanças bruscas de temperaturas e estresse.

Portanto, se você sente uma sensibilidade muito intensa no couro cabeludo, é importante consultar um dermatologista para diagnosticar mais precisamente as causas.

Se você sente essa sensibilidade principalmente quando está estressado ou quando presencia uma mudança brusca de temperatura, poderá experimentar um shampoo que além de combater os sintomas mais comuns da caspa, vai ajudar na limpeza suave e hidratante, sem agredir o couro cabeludo, evitando as dores e vermelhidão provocadas por essa sensibilidade e irritação:  Shampoo Maçã Verde.

Agora que você já sabe que a sensibilidade, irritação, coceira e ressecamento no couro cabeludo possuem uma grande chance de serem causados pela caspa, não perca tempo e comece a utilizar diariamente um shampoo anticaspa específico para o seu tipo de cabelo e perceba as grandes melhorias!