Skip to content

COURO CABELUDO SENSÍVEL

Mulher com dor e sensibilidade no couro cabeludo

Você já sentiu ou reparou seu couro cabeludo ressecado, avermelhado e, ao menor toque, sentiu dor? Isso podem ser sintomas de sensibilidade nesta parte do corpo. Assim como o restante da nossa pele, a pele do nosso couro cabeludo pode ser afetada por fatores externos e ficar ressecada ou sensível. E como surge ou como tratar um couro cabeludo sensível?

Te interessou o tema? Confira abaixo algumas informações e como cuidar melhor do seu couro cabeludo:

O que pode ser sensibilidade no couro cabeludo?

Sensibilidade no couro cabeludo acomete a muitas pessoas e é algo que se deve prestar atenção sempre que aparece. Algumas vezes não é nada grave, porém outras é a forma do seu corpo avisar que tem algum agente afetando esta região. Existem diferentes causas e é sempre bom investigar o motivo antes de iniciar qualquer tratamento. Algumas das causas podem ser:

  • Dermatite

  • Infecção

  • Hipotireoidismo

  • Carência de algumas vitaminas e/ou proteínas

  • Pediculose (ou piolho, como é mais conhecido)

  • Dor de cabeça

  • Penteados muito apertados

  • Queda de cabelo

  • Arterite temporal

  • Produtos cosméticos agressivos para seu tipo de pele e cabelo

A sensibilidade da pele é uma medida de como sua pele responde a uma potencial irritação, e a cútis de algumas pessoas é mais sensível do que a de outras - e o mesmo acontece com seu couro cabeludo. Muitas pessoas têm couro cabeludo sensível; portanto, a pele fica facilmente irritada, seja pelos produtos químicos que estão presentes nas tinturas para cabelo ou produtos para penteado ou, até mesmo, por comportamentos diários como água quente no banho.

Por isso, é importante que você cheque regularmente seu couro cabeludo para analisar a pele, se há queda de cabelo em excesso, se seu couro cabeludo está descamando, entre outros.

Além disso, é sempre importante ir regularmente à médica (o), já que existem fatores internos que podem alterar a sensibilidade do seu couro cabeludo e somente com exames um médico poderá te indicar a real situação da causa deste incômodo capilar.

Qual é a sensação de se ter um couro cabeludo sensível?

Se tiver couro cabeludo sensível, você pode sentir a pele irritada ou perceber alguma inflamação do couro cabeludo quando ela entra em contato com certas substâncias e isso pode provocar algumas reações, como por exemplo:

  • Ressecamento da pele

  • Coceira

  • Vermelhidão

  • Ardor

Se você apresentar esses sintomas, é provável que você seja sensível a algo. Agora, tudo o que você precisa fazer é descobrir a quê.

Caspa é geralmente uma forma de sensibilidade

Uma das causas mais comuns de irritação é a caspa. De fato, 50% da população mundial sofre de caspa e este incômodo capilar, quanto não tratado, pode elevar seu nível e chegar a se transformar em seborreia.

A caspa se desenvolve conforme micróbios naturais do couro cabeludo produzem ácido oleico, ao qual bilhões de pessoas são um tanto sensíveis. Isso provoca descamação do couro cabeludo, além de vermelhidão, irritação e coceira, já que as células da sua pele se renovam mais rapidamente do que o normal.

Então, se você tem couro cabeludo sensível, é uma boa ideia começar a usar um shampoo anticaspa para ajudar a prevenir a irritação causada pela caspa e cuidar dos sinais ou um shampoo para couro cabeludo sensível.

Principais sugestões para um couro cabeludo sensível

Há outros fatores, além da caspa, que podem agravar a sensibilidade do couro cabeludo. Então, aqui estão algumas dicas para ajudar você a reduzir o risco de irritação:

Evite shampoos que contenham produtos agressivos – experimente shampoos que não tenham colorantes e contenham poucas fragrâncias para serem suaves com a pele.

Lave seu cabelo com água morna, mas evite temperaturas muito altas, pois isso pode irritar a pele do couro cabeludo.

Cuidado com descolorantes e tinturas para cabelo - Eles não só desgastam o cabelo, como também podem conter ingredientes químicos que podem piorar a sensibilidade no couro cabeludo.

Fique de olho em seus produtos para penteados - Não são somente os shampoos que podem conter ingredientes que aumentam a sensibilidade do couro cabeludo. sprays para cabelos, géis, ceras e tratamentos contêm diversos ingredientes; portanto, observe se algo que aumente a sensibilidade em seu couro cabeludo está presente nesses produtos e tente não os usar por alguns dias, deixando seu cabelo e couro cabeludo naturais.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o tema e viu a importância de usar shampoos específicos para pele sensível, te convidamos a visitar a página dos produtos Head & Shoulders , que possui uma gama de produtos com pH balanceado e que ajudam a combater e/ou prevenir o aparecimento de problemas capilares, como a caspa. Além disso, Head & Shoulders conta com shampoos que possuem uma fragrância incrível, que te deixará com a sensação de frescor na cabeça por bastante tempo.

Consentimento de Cookie