Skip to content

É POSSÍVEL CURAR A DERMATITE SEBORREICA COM SHAMPOO?

Homem com produto Head & Shoulders para combate contra caspa

A caspa pode arruinar o nosso dia, mesmo que seja algo discreto ou invisível para os outros.

Essa descamação, e provável coceira que sentimos no couro cabeludo é mais comumente causada pela dermatite seborreica, uma condição que se deve à predisposição familiar e pessoal, ao aumento na produção de sebo ou à aparição de fungos, que colaboram para a inflamação da região afetada.

Caspa ou dermatite seborreica?

Mas, afinal o que é a caspa? É o mesmo que dermatite seborreica?

Na verdade, a caspa é a consequência da dermatite seborreica: é o nome dado à descamação que surge nos quadros dessa enfermidade. De forma mais simples: são aqueles pontinhos brancos que se soltam do couro cabeludo e caem na sua roupa principalmente quando você coça a cabeça.

Existe shampoo efetivo para a dermatite seborreica?

É importante ressaltar que a dermatite seborreica é um quadro crônico, ou seja, não tem cura.

As principais causas podem ser:

  • De origem genética,

  • Desencadeada por agentes externos como alergias, estresse, excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo,

  • Proliferação de um fungo, conhecido como Malassezia sp.

Portanto, se você quer se livrar da caspa, é preciso assumir alguns hábitos saudáveis, como: melhorar a alimentação, tomar mais água durante o dia, reduzir ou controlar o estresse e evitar lavar o couro cabeludo com água muito quente.

Mas, e os shampoos para a caspa e seborreia, realmente curam?

Não é possível curar a dermatite seborreica com shampoo, mas, o shampoo certo para esse tipo de problema é importante para tratar os principais sintomas que são a coceira, vermelhidão, ardor e a descamação do couro cabeludo.

A dermatite seborreica é um problema recorrente. Portanto, embora possa ser controlada, não há cura.

Os shampoos para dermatite seborreica ou caspa vão ajudar a controlar o aparecimento daqueles pontinhos brancos incômodos, além de promover uma sensação de limpeza, de frescor e alívio de coceira.

Geralmente os shampoos para seborreia possuem alguns componentes específicos para tratar estes sintomas, por isso, são tão efetivos no tratamento contra esse problema.

Quais os componentes do Shampoo para dermatite seborreica?

Os shampoos para a seborreia e a caspa se classificam pelos componentes que possuem:

  1. Shampoos de Piritionato de zinco: Estes contêm o agente antibacteriano e antifúngico zinco piritiona.

  2. Shampoo à base de alcatrão de carvão: O alcatrão de carvão retarda a velocidade na qual as células da pele do couro cabeludo morrem e se desprendem. Se você tiver cabelos claros, este tipo de shampoo pode causar descoloração. Também pode tornar seu couro cabeludo mais sensível à luz solar.

  3. Shampoos que contêm ácido salicílico: Estes produtos ajudam a remover os flocos brancos que são as famosas “caspas”.

  4. Shampoos com sulfeto de selênio: Estes contêm um agente antifúngico. Você deve usar estes produtos conforme as instruções e enxaguar bem após a lavagem, pois eles podem descolorir o cabelo e o couro cabeludo.

  5. Shampoos com Cetoconazol: Estes shampoos destinam-se a matar os fungos causadores da caspa que estão presentes no couro cabeludo. Estão disponíveis para compra com ou sem receita médica.

Todos os shampoos da Head & Shoulders possuem o Piritionato de zinco, que é um ingrediente que ajuda a combater as bactérias e fungos que estão causando a descamação, promovendo uma sensação de frescor, limpeza e alívio completo.

Somente Head & Shoulders combina uma forma única deste ingrediente mágico com carbonato de zinco. A fórmula combate melhor os flocos do que os shampoos ZPT comuns e melhora a hidratação do couro cabeludo.
Isso quer dizer que além de combater os sintomas da caspa, deixa o seu couro cabeludo fresco e cuida da saúde e beleza dos seus cabelos.

Agora que você já sabe todos os benefícios do shampoo para caspa e seborreia, que tal navegar e encontrar dentre nossos produtos aquele que seja melhor para o seu tipo de cabelo? -  Melhores shampoos para o tratamento contra a caspa