Skip to content

ENTENDA O QUE É E O QUE CAUSA COCEIRA NA CABEÇA

homem com coceira na cabeça buscando solução

Coceira é resultado de um complexo processo que seu corpo atravessa em resposta a uma irritação. Isso não é diferente quando a coceira no couro cabeludo aparece. Descubra o motivo e o que você pode fazer a respeito.

Por que coçamos a cabeça?

A coceira é a resposta do corpo a uma irritação. A causa pode ser química, como a presença de um alérgeno, ou mecânica, como a picada de um inseto ou um tecido roçando sua pele, por exemplo. Esses estímulos desencadeiam uma via neural que resulta em coceira e os neurônios detectam um estímulo irritante. A informação é enviada para a medula espinhal, onde uma proteína conhecida como NPPB é produzida. Essa proteína é o gatilho da coceira. Os receptores NPPB no cérebro liberam outra proteína chamada GRP, que envia o sinal de coceira para o local do estímulo.
Soa complicado? Tudo acontece em um instante: você sente irritação e em segundos seu corpo desencadeia uma resposta de coceira.

Coçar é uma reação natural a um prurido. Infelizmente, isso é pouco saudável e pode causar danos ao cabelo da raiz às pontas.

Toda vez que nossa pele coça, nós a arranhamos como uma resposta natural em busca de alívio. A coceira frequentemente é causada pela histamina, uma substância do nosso organismo que é liberada quando a pele está irritada, causando prurido e incômodo.

É importante lembrar que, ao coçarmos a cabeça, por exemplo, trazemos um alívio temporário, mas que só prejudica o couro cabeludo e o cabelo.

A coceira na sua raiz pode ser caspa

A coceira na cabeça quando aparece tem uma grande chance de ser causada pela caspa – afinal, como já dissemos, a coceira é a resposta do corpo a uma irritação. Então, se seu couro cabeludo se irrita com a caspa, os sinais são enviados para a região, provocando a sensação de coceira. A coceira começa antes da caspa ficar visível.

A resposta à coceira do corpo é rápida - e, muitas vezes, é o primeiro sinal da caspa, antes mesmo dela ficar visível. Então, mesmo que você pense que não tem caspa, fique atento. Se a raiz do cabelo estiver coçando, há uma boa chance de você vê-la em breve.

Aja rápido, antes da caspa ficar visível

Se você começou a ter um couro cabeludo com coceira, busque logo um  shampoo anticaspa de eficácia comprovada. Dessa forma, você combaterá a causa do problema e pode começar a tratá-lo antes que a caspa fique visível.

Experimente o nosso  Shampoo Anticoceira. Sua fórmula DermaSense tem pH balanceado e proporciona alívio instantâneo da coceira, cuida da raiz e deixa o cabelo incrível.

Coçar pode danificar o cabelo

Coçar o couro cabeludo por longos períodos pode prejudicar o cabelo. A parte externa de cada fio é coberta por cutículas que parecem escamas de peixe.

Coçar também pode enfraquecer o couro cabeludo

Ao coçar a pele, você pode desencadear uma inflamação no couro cabeludo e uma resposta imune que fazem com que a pele se torne frágil e, consequentemente, uma barreira de proteção menos eficaz entre você e o ambiente.

Um couro cabeludo coçando é complicado de evitar passar a unha, mas constantes arranhões podem formar feridas e crostas ainda mais prejudiciais à raiz. O couro cabeludo também pode se tornar ressecado e vulnerável. Nosso  Shampoo Prevenção Contra a Queda é projetado para fortalecer o cabelo a cada lavada, deixando os fios fortes e visivelmente livre de caspa.

O prurido é a forma como o seu corpo responde às irritações que incomodam o couro cabeludo: o organismo descama a camada superior da pele no couro cabeludo rapidamente. Enquanto houver irritação, a descamação continua tornando a raiz do cabelo seca e com coceira.

Como se livrar da coceira rapidamente

O correto tratamento para a coceira na cabeça é usar um shampoo que:

  • combata o problema que está causando a coceira, ou seja, a caspa;

  • acalme o couro cabeludo, aliviando a comichão.

 Nosso Shampoo Anticoceira promove alívio e proteção poderosa contra a caspa.
Com o uso regular, você se sente confortável e até 100% livre da caspa².

Ficou mais fácil de entender sobre o que provoca coceira na cabeça e no couro cabeludo? Um bom shampoo anticaspa (que também é um shampoo para coceira) é uma ótima opção. Os que mencionamos acima podem te ajudar a se livrar deste incômodo que por vezes nos tira do sério e, além disso, controlar a caspa. Produtos com pH balanceado e um cheiro incrível você pode encontrar em  nossas linhas de produtos Head & Shoulders. Tratar a caspa é a melhor opção já que ela provoca coceira no couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo.

Lembre-se que cuidar de você mesmo é ser gentil com seu corpo e sua mente e isso é algo essencial para uma melhor qualidade de vida.

¹ Força contra danos vS. shampoo não condicionante.
² Caspa visível com uso regular.