Skip to content

TRÊS SINAIS DE QUE VOCÊ ANDA COM PROBLEMAS NO COURO CABELUDO E COMO TRATÁ-LOS

Homem loiro preocupado com seu couro cabeludo já que tem cabelo seco

Quase metade da população sofre de algum tipo de problema no couro cabeludo.
Esses problemas são geralmente causados pela caspa. Quando seu couro cabeludo se torna irritado pelo micróbio causador da caspa, o Malassezia globosa, ele pode não só descamar com flocos, como também coçar e ficar ressecado.

Irritação, coceira na cabeça e descamação no couro cabeludo são grandes alarmes que soam na cabeça de qualquer um quando eles aparecem. Como identificar problemas no couro cabeludo? Hoje te mostraremos alguns tipos de problemas nesta parte do corpo, confira abaixo:

Coceira no couro cabeludo

As pesquisas mostram que a coceira é, na verdade, o efeito colateral mais comum e desconfortável da caspa. À medida que seu couro cabeludo se torna irritado, ele começa a apresentar coceira, levando à descamação do couro cabeludo – e sentindo isso é natural que sua reação imediata seja coçar. No entanto, coçar pode prejudicar o couro cabeludo já delicado, levando a mais irritação e tornando-se um ciclo vicioso.

Por isso, ao menor aparecimento de coceira nesta região do corpo, verifique se não há manchas avermelhadas, inflamação no couro cabeludo, couro cabeludo descamado ou até mesmo presença de piolhos e lêndeas (já que este tipo de parasita provoca coceira nesta região). Verificar o que está te causando coceira te ajudará a tratar da melhor forma possível este desconforto.

Couro cabeludo ressecado

Se você já experimentou pele ressecada em seu rosto ou nas mãos, conhece a sensação de rigidez, que é um sinal de que as defesas de hidratação de sua pele estão prejudicadas. E acontece exatamente o mesmo com seu couro cabeludo. Já que a caspa prejudica as defesas de hidratação natural da pele, esta pode ficar ressecada, causando a sensação de rigidez e desconforto. Também pode afetar o cabelo, deixando-o frisado e seco já que não há hidratação o suficiente para manter a aparência saudável.

Por isso busque sempre utilizar produtos que sejam indicados para seu tipo de cabelo e pele, já que produtos com muitos químicos acabam agredindo mais o couro
cabeludo e provocando, desta forma, uma pele mais ressecada e mais propensa ao aparecimento de caspa.

Couro cabeludo sensível

O couro cabeludo é a terceira área mais comum para pele sensível depois das mãos e do rosto, o que significa que pode ficar vermelho e irritado facilmente. Há muito que pode ser feito, desde coisas simples como diminuir a temperatura da água no chuveiro até escolher um shampoo que tenha sido formulado para agir com suavidade na pele sensível.
No entanto algumas pessoas apresentam mais sensibilidade do que outras. Um couro cabeludo sensível é caracterizado por três sintomas principais:

  • Vermelhidão

  • Repuxamento

  • Coceira

Como saber se você tem um couro cabeludo sensível

Condições que normalmente são bastante inofensivas – como vento, calor, frio ou produtos capilares – podem desencadear esses sintomas em uma raiz sensível. Quando você sair do chuveiro, verifique seu couro cabeludo para saber se ele está avermelhado. Além disso, você pode separar o cabelo de lado e observar uma seção do couro cabeludo para verificar se há vermelhidão ou sensação de repuxamento. Você pode sentir desconforto ou dor quando usar secadores de cabelo ou em clima muito quente ou frio extremo.

trate o seu couro cabeludo com eficácia

Uma raiz sensível precisa de cuidados extras para reduzir a vermelhidão e restaurar a saúde. Felizmente, nosso  Shampoo Anticoceira foi projetado para acalmá-la e protegê-la. Testado pelos melhores dermatologistas, esse shampoo é clinicamente comprovado para ajudar a prevenir a irritação do couro cabeludo. É eficaz também na prevenção de flocos de caspa, deixando o cabelo até 100% livre de flocos. ¹

Dicas para proteger um couro cabeludo sensível:

  • Limite o uso de secadores ou de aparelhos modeladores que emitam calor;

  • Mantenha-se longe de tratamentos de coloração severos;

  • Use água na temperatura corporal (ao redor de 38°C) ao lavar o cabelo;

  • Reduza o uso de produtos para pentear;

  • Limpe seu couro cabeludo completamente para remover agentes irritantes,

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre problemas que surgem no couro cabeludo, não deixe de cuidar bem desta parte do seu corpo; ela merece atenção.  Conheça nossas linhas de produtos com pH balanceado e um cheiro irresistível!

¹Flocos visíveis, com uso regular

Consentimento de Cookie