Skip to content

PROTUBERÂNCIA NA CABEÇA É CASPA?

HOMEM TENDO SEU COURO CABELUDO ANALISADO CONTRA CASPA

A coceira é um sinal comum de caspa. Mas quando ela é acompanhada de pequenas protuberâncias no couro cabeludo, pode ser um sinal de outros problemas. Veja o que deve ser considerado.

Como surge a caspa?

A caspa nada mais é do que uma inflamação na parte da pele do couro cabeludo onde pedaços de células mortas se aglomeram nesta região e formam uma crosta (branca ou amarelada) de pele morta, mais conhecidas como flocos de caspa. Esta inflamação é causada pelo micróbio Malassezia globosa, que é um fungo lipofílico e está associado a dermatites seborreicas, foliculite, infecções sistêmicas, entre outros.

Quando atinge um nível mais avançado, a caspa é chamada de dermatite seborreica e pode passar para outras regiões do rosto, como sobrancelha, bigode, barba e até mesmo os cílios.

Se você estiver sofrendo de caspa, é provável que sinta coceira na cabeça e em específico coceira no couro cabeludo – na verdade, esse é um sinal anterior ao aparecimento dos flocos. A coceira associada à caspa é o resultado de um couro cabeludo irritado. No entanto, à medida que você coça, é possível que machuque o couro cabeludo (principalmente se você tiver um couro cabeludo sensível) ainda mais, contribuindo para o aparecimento de protuberâncias.

Mas, há diversos outros problemas que podem causar protuberâncias. Então, é melhor descartar a caspa, procurando por outros sintomas também:

  • flocos brancos no couro cabeludo e no cabelo

  • sensação de ressecamento e rigidez no couro cabeludo

Você também pode descartá-la usando um  shampoo anticaspa para ver se o problema acaba antes de considerar algo diferente. Experimente o nosso Shampoo Alívio Instantâneo, comprovadamente eficaz no tratamento da causa da coceira e da caspa na raiz do cabelo. Se, após algumas semanas de uso constante, os sintomas não melhorarem, é possível que o problema não seja a caspa.

(Lembrando que: caspa não tem cura e pode aparecer em qualquer época da vida de qualquer pessoa, independentemente de sua etnia, gênero ou idade).

E se não for caspa?

Mesmo não sendo caspa, existem algumas situações que vão deixar você com o couro cabeludo coçando e com caroços, algumas delas podem ser:

  • Pancada na cabeça – Ao chocar sua cabeça em algum lugar com uma força significativa é normal que apareçam inchaços na parte afetada e isto é um sinal de que seu corpo está se recuperando do trauma sofrido. Porém é imprescindível que, ao sofrer um trauma na cabeça, você vá ao hospital para que revisem se houve algum trauma interno ou simplesmente dar um ok e dizer que a protuberância não passa de um trauma externo.

  • Foliculite – Mais comum do que imaginamos, a foliculite nada mais é do que uma inflamação causada por fungos ou bactérias que se instalam na raiz do fio capilar e pode aparecer em qualquer região do corpo, incluindo o couro cabeludo. Porém, quando não tratada, a foliculite pode causar perda de fios capilares de forma parcial e, até mesmo, definitiva. Por isso é importante que, ao ser detectada, a foliculite seja tratada da forma correta. Em casos assim recomendamos que você visite seu dermatologista para que ele/ela possa te ajudar a encontrar o tratamento mais efetivo para o seu tipo de caso.

  • Carcinoma basocelular – Infelizmente uma protuberância no couro cabeludo pode ser aviso de que este tipo de câncer de pele está se desenvolvendo no seu organismo. Ele é caracterizado por, principalmente, ter a presença de pequenas manchas na pele que vão crescendo à medida que o tempo passa. Por isso, sempre verifique sua pele e se novos sinais ou manchas aparecem no seu corpo. Outra coisa bastante importante é visitar regularmente seu dermatologista, já que ele/ela pode identificar com precisão a causa do aparecimento de manchas, caroços e/ou sinais.

  • Urticária – Quando se escuta este nome, a memória busca um tipo de planta que causa uma reação alérgica, porém a urticaria é uma reação alérgica a qualquer outro tipo de coisa, dependendo do seu organismo, e produz comichão e inchaço em algumas partes do corpo. Por isso, a urticária pode seruma das razões as quais você está com protuberâncias na cabeça. Seu tratamento deve ser feito com orientação médica, então recomendamos que você visite seu dermatologista para que ele/ela te indique o melhor tipo de tratamento.

    Há vários outros problemas, desde foliculite e dermatite seborreica a urticária e piolho, que podem causar protuberâncias no couro cabeludo. Então, se você tem certeza de que não é caspa (e como já comentamos acima), é sempre melhor consultar um médico ou dermatologista para um diagnóstico para manter os sintomas sob controle e evitar qualquer tipo de surpresa.

    Sabendo disso, caso seu caso seja caspa ou dermatite seborreica, te convidamos a dar uma olhada nos nossos produtos Head & Shoulders que foram feitos especialmente para combater e controlar o aparecimento desses incômodos capilares, além de possuírem uma fragrância única e te dar uma sensação de frescor prolongada. Cuide-se e dê ao seu cabelo e couro cabeludo o tratamento que eles merecem.