PROTUBERÂNCIA NA CABEÇA É CASPA?
A coceira é um sinal comum de caspa. Mas quando ela é acompanhada de pequenas protuberâncias no couro cabeludo, pode ser um sinal de outros problemas. Veja o que deve ser considerado.
Como surge a caspa?
A caspa nada mais é do que uma inflamação na parte da pele do couro cabeludo onde pedaços de células mortas se aglomeram nesta região e formam uma crosta (branca ou amarelada) de pele morta, mais conhecidas como flocos de caspa. Esta inflamação é causada pelo micróbio Malassezia globosa, que é um fungo lipofílico e está associado a dermatites seborreicas, foliculite, infecções sistêmicas, entre outros.
Quando atinge um nível mais avançado, a caspa é chamada de dermatite seborreica e pode passar para outras regiões do rosto, como sobrancelha, bigode, barba e até mesmo os cílios.
Se você estiver sofrendo de caspa, é provável que sinta coceira na cabeça e em específico coceira no couro cabeludo – na verdade, esse é um sinal anterior ao aparecimento dos flocos. A coceira associada à caspa é o resultado de um couro cabeludo irritado. No entanto, à medida que você coça, é possível que machuque o couro cabeludo (principalmente se você tiver um couro cabeludo sensível) ainda mais, contribuindo para o aparecimento de protuberâncias.
Mas, há diversos outros problemas que podem causar protuberâncias. Então, é melhor descartar a caspa, procurando por outros sintomas também:
flocos brancos no couro cabeludo e no cabelo
sensação de ressecamento e rigidez no couro cabeludo
Você também pode descartá-la usando um shampoo anticaspa para ver se o problema acaba antes de considerar algo diferente. Experimente o nosso Shampoo Alívio Instantâneo, comprovadamente eficaz no tratamento da causa da coceira e da caspa na raiz do cabelo. Se, após algumas semanas de uso constante, os sintomas não melhorarem, é possível que o problema não seja a caspa.
(Lembrando que: caspa não tem cura e pode aparecer em qualquer época da vida de qualquer pessoa, independentemente de sua etnia, gênero ou idade).