Skip to content

DICAS PARA DIMINUIR O VOLUME DO SEU CABELO CACHEADO OU CRESPO

mulher negra com cabelo crespo curto olhando de lado  em fundo neutro

Ter um cabelo cacheado ou crespo implica vários desafios em matéria de cuidado, que em ocasiões também se tornam parte de um processo de provas e erros.

Um dos grandes desafios que homens e mulheres de cabelo cacheado enfrentam é o controle de volume já que, quanto mais cheio e abundante suas madeixas forem, maior é o desafio.

Contudo, como para tudo existe uma solução, hoje te apresentamos uma série de recomendações que te ajudarão a ter o volume que você sempre quis e que melhor se encaixe no seu gosto e estilo de vida.

A seguir detalharemos os cuidados que você deve ter em cada uma das etapas da rotina capilar.

Etapa 1: O momento de lavagem e secagem do seu cabelo cacheado ou crespo é essencial

Ainda que estas duas etapas da rotina capilar sejam importantes em qualquer tipo de cabelo, para as pessoas com cabelos cacheados ou crespos isso se torna algo fundamental, já que deve ser muito mais meticuloso.

  • Faça uma hidratação para cachos um dia antes de lavar o cabelo

Se você já programou sua próxima lavagem de cabelo, umedeça seus cachos no dia anterior com óleos vegetais como óleo de coco, de argan ou de rícino, entre outros, já que desta maneira você também estará fazendo uma nutrição para cabelos cacheados enquanto dá também definição.

  • Use shampoos para cabelos cacheados ou crespos e condicionadores especializados

Esta parte representa outra boa porcentagem do êxito em quanto aos resultados buscados, já que os produtos para cabelos cacheados ou crespos contêm fórmulas ideais para manter os cachos saudáveis, fortes, hidratados e controlados, assim que se anime a usar shampoos e condicionadores desenvolvidos especialmente para cabelos cacheados ou crespos e assim você notará a diferença.

  • Na hora de secar seus cachos, evite toalhas e secadores

A toalha é a inimiga número 1 dos cabelos cacheados ou crespos já que, ao friccionar os cachos, gera-se imediatamente frizz e isso só fará mais difícil o controle de volume que você está buscando. O que é mais recomendável então? O melhor que você pode fazer é deixar que seu cabelo se seque naturalmente.

Também te aconselhamos a evitar secadores, já que o ar quente que eles soltam produzirão ainda mais volume.

Etapa 2: Como mostrar ao máximo seu cabelo cacheado ou crespo com volume controlado?

Pentear e finalizar seu look cacheado ou crespo requer tanto cuidado quanto atenção como a etapa anterior, já que neste ponto é necessário usar as ferramentas adequadas.

  • Desembarace corretamente os cachos e use pentes de dentes largos

Em ocasiões os cachos podem ficar colados uns aos outros. Deste modo, é melhor que você evite separá-los com os dedos, já que entre mais se separe cachos, mais volume é gerado. O recomendável é que quando você precise separá-los, faça suavemente tendo seus dedos molhados com uma quantidade mínima de azeite vegetal.

Por outro lado, se você necessitar desembaraçá-los, o melhor é fazer isto tendo ainda o cabelo molhado e de forma suave.

Para penteá-lo, opte por pentes de dentes largos, já que estes não só evitarão a ruptura do cacho como também te ajudarão a dar forma sem provocar frizz.

  • Dê um acabamento final aos seus cachos

Se você já se perguntou sobre como ativar os cachos, ou seja, como intensificá-los e deixá-los prontos, te recomendamos seguir uma rotina tipo cronograma capilar, que proporcionará aos seus cachos hidratação, nutrição e reconstrução já que, com um cabelo saudável e forte, você sempre terá resultados mais bacanas.

Adicionalmente, você pode utilizar produtos como o creme para pentear cabelos cacheados e crespos ou para definir cachos, e aplicá-los a través de técnicas como Fitagem, ou fazê-lo simplesmente enquanto o massageia profundamente, já que este é um dos segredos para que o cabelo forme cachos mais definidos.

  • Ter um corte de cabelo adequado te ajudará bastante a controlar o volume

Não importa se você tem um cabelo cacheado curto ou longo ou um cabelo crespo curto ou grande, um bom corte sempre será uma das melhores alternativas que você tem para controlar o volume.

Por exemplo, você pode considerar fazer um corte em camadas, já que seu efeito contribui para a redução da dimensão total do seu cabelo.

Para finalizar, não esqueça que tanto a fibra capilar como o couro cabeludo do cabelo cacheado ou crespo têm uma forte tendência ao ressecamento, assim que outra recomendação importante é cuidar da raiz com produtos ideais para o cuidado dos seus cachos, como os produtos Head & Shoulders que também te ajudarão no tratamento contra a caspa.