Skip to content

SINTOMAS DO COURO CABELUDO SENSÍVEL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Mulher penteando o cabelo com dor por ter um couro cabeludo sensível

Se você teve uma sensação de coceira depois de usar um novo produto para pentear ou colorir o cabelo, é possível que você tenha uma raiz ou um couro cabeludo sensível. Se este for seu caso, saiba com quais sinais deve se preocupar.

Seu couro cabeludo é, na verdade, uma das partes do corpo com a pele mais sensível. Há uma série de causas para isso e, se você não cuidar adequadamente, poderá desenvolver problemas mais sérios.
Se identificou com o tema? Fique ligado que a seguir temos mais informações.

Você acha que tem o couro cabeludo sensível?

As vezes sentimos incômodos na parte da cabeça e, por pura falta de informação, não nos damos conta de que isso pode ser um couro cabeludo inflamado devido à sensibilidade existente nesta parte do corpo. Aqui estão os sintomas mais comuns de um couro cabeludo sensível:

  • Coceira: Um couro cabeludo sensível pode coçar constantemente - estamos falando do tipo de coceira¹ que não diminui, não importa o quanto você arranhe (mas tente não fazer isso pois pode realmente danificar a raiz ainda mais!) e quando não tratada esta coceira geralmente provoca uma irritação no couro cabeludo bastante incômoda.

  • Tensão de pele seca: Muitos dos que sofrem disso reclamam de uma sensação de repuxamento ou dor no couro cabeludo, como se o couro cabeludo estivesse seriamente sem umidade e a pele fosse delicada a ponto de rachar facilmente.

  • Vermelhidão e irritação: Fique atento ao seu couro cabeludo - se estiver com manchas vermelhas no couro cabeludo, pode ser um sinal de sensibilidade. A raiz pode ter uma reação adversa a certos produtos, como tintura para cabelo ou shampoos contendo elementos químicos mais severos, causando inflamação. Também pode se tornar inflamado por fatores como o calor do secador e o clima.

  • Caspa: Não é apenas a produtos químicos agressivos, como a tintura de cabelo, que seu couro cabeludo pode reagir – a região também pode ser mais sensível aos agentes irritantes que causam a caspa. É um círculo vicioso: como a caspa causa dano à camada externa das células da pele na superfície do couro cabeludo, pode levar você a coçar mais. Quanto mais você coçar, mais mal fará à região e causa inflamação no couro cabeludo.

Como tratar um couro cabeludo sensível

Se você acha que pode ter um couro cabeludo sensível, consulte seu dermatologista para obter opções de tratamento. Para a lavagem diária,  Head & Shoulders Shampoo Anticoceira é clinicamente comprovado como delicado com o couro cabeludo e eficaz contra a irritação da caspa. Com seu pH balanceado, livre de corantes e com sua fórmula hipoalergênica, foi especialmente projetado para a pele sensível, por isso você pode usá-lo diariamente.

Couro cabeludo avermelhado – o que pode significar?

Um couro cabeludo vermelho é tipicamente um sinal de irritação². Quando o corpo responde, pode enviar mais sangue à superfície da pele para lidar com o agente irritante. Identificar a causa não é fácil. Um couro cabeludo vermelho pode ser provocado por uma série de coisas, incluindo:

A caspa e um couro cabeludo vermelho

A caspa é uma das causas mais comuns de vermelhidão. Isso ocorre quando o corpo responde à presença de  Malassezia globosa -- um micróbio que vive naturalmente na raiz do cabelo de todos nós. 50% da população mundial é sensível ao Malassezia globosa, sofrendo com irritação, vermelhidão e caspa. Outro resultado da caspa é a coceira. Ao coçar a raiz do cabelo, você poderá danificá-la ainda mais, provocando mais irritação.

Como tratar um couro cabeludo irritado e vermelho

O primeiro passo é atacar a causa do problema -- em muitos casos, a caspa.
Então, escolha um shampoo elaborado para ajudar você a se livrar da caspa.  Nossos Shampoos anticaspa não são apenas clinicamente comprovados contra a caspa, más também ajudam a reduzir a vermelhidão do couro cabeludo.

Suas fórmulas com pH balanceado são gentis o suficiente para serem usadas todos os dias no combate contra a caspa, lutando contra a origem da irritação e da vermelhidão.
Experimente os nossos shampoos, como o, que ajuda a combater a coceira causada pela caspa e deixa uma sensação de maciez e frescor.

¹Texto de Isenção de Responsabilidade (se aplicável)
²Causado pela caspa